11 jul 2017
Pregação. Não é a única coisa que fazemos uma vez que pastores, mas pode ser a mais importante. Zero do que você faça semanalmente vai afetar toda a igreja uma vez que o sermão. Aliás, a capacidade de ensinar ou pregar é a única marca distintiva que separa pastores de outros líderes dentro da igreja. Todos os líderes (diáconos, por exemplo) são chamados para o mesmo padrão de santidade, mas os pastores também devem ser capazes de ensinar. E porque a pregação é importante, pastores devem trabalhar para pregar muito.
Pastor, você reconhece a preço de melhorar o seu sermão, mas também sabe que o tempo é um bastante escasso. Suas semanas são preenchidas com inquietação por justificação das necessidades do povo de Deus, de mourejar com os negócios comuns da igreja, de gerenciar interrupções, de recomendar e de grafar várias pregações. Encontrar tempo extra para melhorar a sua mensagem parece ser quase impossível, mas quase não é o mesmo que completamente. Você precisa descobrir tempo para crescer uma vez que pregador.
Nós não vamos ser todos grandes pregadores, mas todos podemos nos tornar pregadores melhores com o tempo, e uma vez que a mensagem que proclamamos é a mais importante do mundo, vale a pena fazer esforços para melhorar. Cá estão alguns passos que eu tomei para melhorar o meu sermão ao longo dos anos. O que você vai ver é que muitos desses passos não tomam muito tempo, mas unicamente trabalho, planejamento e a habilidade de ignorar criticismos pessoais.
Leia também: 10 Motivos Pelos Quais Pastores Desistem Cedo Demais
1. Pregue Regularmente
Se você é um jovem pastor, a única maneira de melhorar é pregando. Aproveite todas as oportunidades apresentadas a você para pregar. Vá a asilos e escolas. Pregue em eventos da juventude e em ceias de adultos.
2. Seja Receptivo a Críticas
Isso vai requerer muita habilidade de admitir o criticismo, mas é necessário. Eu fui ditoso no pretérito por ter pastores que estavam dispostos a criticar os meus sermões uma vez que um pastor jovem. Hoje, minha pregação recebe críticas todas as manhãs de segunda-feira, durante a reunião de pessoal. A equipe pastoral da nossa igreja tem a liberdade para criticar meus sermões de qualquer forma que considerar necessária. Minha esposa continua a ser minha sátira mais útil. Seu paixão por mim, por nossa igreja e pelo Evangelho lhe dá uma perspectiva única que é sempre benéfica.
Leia também: Você Fica Nervoso Antes de Pregar?
3. Ouça Sermões
Não há zero uma vez que presenciar a um sermão ao vivo e em pessoa. Por isso, você deve se esforçar para participar de conferências e de outros eventos onde vai ouvir pregações, em vez de ser o pregador. Mas uma vez que você não pode sempre ir a qualquer lugar para ouvir uma boa pregação, faça uso da tecnologia. A internet está enxurro de bons sermões e podcasts. Ouvir bons sermões me ajuda a pensar mais cuidadosamente na forma uma vez que eu construo minhas pregações.
4. Leia livros sobre pregação
Poucas coisas ajudaram a minha pregação uma vez que ler bons livros sobre sermões. Muitos não têm o tempo ou o libido de ler toneladas de livros, portanto obtenha alguns conselhos e leia os melhores livros sobre pregação.
Leia também: 7 Melhores Sites Para Estudos Bíblicos
5. Prece
Ore por sua pregação. Ore enquanto se prepara. Ore enquanto estuda. Ore antes de pregar e enquanto prega. Você também deve pedir a outros que orem por você. Paulo pediu aos Tessalonicenses que orassem pela propagação da mensagem (2 Tessalonicenses 3:1). Spurgeon, quando questionado sobre o sigilo de sua grandeza, respondeu: “Meu povo ora por mim”. Sem o poder do Espírito Santo você pode ser um grande orador, mas nunca será um grande pregador. Ore para que Deus o visite com o poder do cimo e peça aos outros para fazer o mesmo.
Por Craig Thompson
Talvez você tenha encontrado outras maneiras de melhorar o seu sermão. Eu adoraria quais são, para que todos nós possamos crescer juntos.
Conte-me cá nos comentários!