O livro “Igreja Simples”, escrito por Thom Rainer, aborda a preço da simplicidade na estrutura e nas atividades da igreja uma vez que uma abordagem efetiva para o incremento saudável e o alcance da comunidade. Rainer argumenta que muitas igrejas estão sobrecarregadas com programas complexos e burocracia, o que pode limitar sua capacidade de executar sua missão.
Ao longo do livro, o responsável compartilha diversas histórias e exemplos de igrejas que adotaram a abordagem da simplicidade e experimentaram resultados positivos. Ele destaca a urgência de uma reconstrução totalidade da mentalidade e estrutura da igreja, desde a liderança até os programas e ministérios.
O livro é dividido em nove capítulos, cada um abordando um vista importante da igreja simples. Rainer destaca a preço da perspicuidade na definição de objetivos e estratégias, muito uma vez que a urgência de expulsar o congestionamento, ou seja, os programas e atividades desnecessárias que podem atrapalhar o incremento da igreja.
O responsável também enfatiza a preço do alinhamento entre os membros da igreja, maximizando o uso dos talentos e habilidades individuais para executar a missão coletiva. Aliás, Rainer discute a preço do foco, ou seja, expressar “não” para atividades que não estejam alinhadas com a visão e os objetivos da igreja.
No último capítulo, Rainer oferece um guia prático para implementar a abordagem da igreja simples, encorajando os leitores a buscar a simplicidade uma vez que uma forma de fortalecer a igreja e impactar a comunidade de maneira significativa.
Em suma, o livro “Igreja Simples” de Thom Rainer enfatiza a preço de simplificar a estrutura e as atividades da igreja para inferir um maior impacto e efetividade. Com uma abordagem prática e baseada em exemplos reais, o responsável demonstra uma vez que a simplicidade pode fortalecer a igreja, promover o incremento místico e facilitar o alcance da comunidade.
A seguir está uma sinopse de cada capítulo do livro “Igreja Simples”:
Capítulo 1: A revolução do simples começou
Neste capítulo, Rainer introduz a teoria de que a revolução para tornar as igrejas mais simples já começou. Ele discute a crescente conscientização sobre a urgência de simplificar a estrutura e as práticas da igreja para se adequar às mudanças culturais e inferir as pessoas de maneira efetiva.
Capítulo 2: A Igreja Simples (e a não tão simples) em ação
Neste capítulo, o responsável explora exemplos de igrejas que adotaram a abordagem da simplicidade e alcançaram resultados positivos. Ele compartilha histórias de igrejas que conseguiram se livrar de programas desnecessários, simplificaram suas estruturas e experimentaram um maior envolvimento dos membros e incremento místico.
Capítulo 3: Igreja Simples: uma reconstrução totalidade
Rainer discute a urgência de uma reconstrução totalidade da mentalidade e estrutura da igreja. Ele aborda a preço de julgar e repensar todos os aspectos da igreja, desde a liderança e a governança até os programas e ministérios, para simplificar e fortalecer a igreja.
Capítulo 4: Três histórias simples
O responsável compartilha três histórias de igrejas que passaram por um processo de simplificação e experimentaram resultados transformadores. Ele destaca os princípios e lições aprendidas com essas igrejas, destacando a preço da simplicidade para o incremento e o
alcance efetivo da comunidade.
Capítulo 5: Perspicuidade: começando um planejamento ministerial
Neste capítulo, Rainer enfatiza a preço da perspicuidade nos objetivos e nas estratégias da igreja. Ele discute uma vez que estabelecer uma visão clara e definir prioridades para evitar a sobrecarga de programas e atividades desnecessárias. O capítulo aborda a preço do planejamento ministerial com base em metas claras e mensuráveis.
Capítulo 6: Movimento: removendo o congestionamento
Neste capítulo, o responsável fala sobre a urgência de remover o congestionamento na igreja, ou seja, expulsar atividades e programas que não estejam alinhados com a missão e objetivos da igreja. Ele aborda a preço de permitir que as pessoas se movam livremente em direção ao cumprimento da missão, evitando obstáculos desnecessários.
Capítulo 7: Alinhamento: maximizando a vontade de cada um
Neste capítulo, Rainer explora a preço do alinhamento entre os membros da igreja. Ele discute uma vez que alinhar os talentos, habilidades e paixões dos membros com os ministérios e necessidades da igreja, para que cada pessoa possa contribuir de forma significativa. O responsável destaca a preço do desenvolvimento de líderes e do encorajamento reciprocamente.
Capítulo 8: Foco: dizendo não para quase tudo
Neste capítulo, o responsável fala sobre a preço de manter o foco nas atividades e programas que melhor atendam à missão da igreja. Ele discute uma vez que expressar “não” para programas e atividades que não estejam alinhados com a visão e objetivos da igreja, a término de liberar recursos e energias para o que realmente importa.
Capítulo 9: Tornando-se simples
No último capítulo, Rainer oferece um guia prático para implementar a abordagem da igreja simples. Ele compartilha etapas e estratégias para simplificar a igreja em todas as áreas, desde a liderança e governança até os ministérios e programas. O responsável encoraja os leitores a buscar a simplicidade uma vez que uma forma de fortalecer a igreja e impactar a comunidade de maneira significativa.
Onde encontrar o livro
Ficha técnica:
- Título: Igreja simples
- Autores: Thom S. Rainer & Eric Geiger
- Editora: Vocábulo; 1ª edição (29 setembro 2017)