A frase “tudo posso naquele que me fortalece” é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, mas também é meta de muitas interpretações erradas. Filipenses 4:13 é um grande encorajamento, porque mostra quanta força Jesus nos dá.
Tudo posso naquele que me fortalece.
– Filipenses 4:13
O que “tudo posso” não significa:
- Posso entender todos os meus sonhos, por mais impossíveis que sejam
- Posso fazer tudo que quiser, mesmo se for perversão
- Posso fazer coisas impossíveis (uma vez que saltar de um prédio e voar)
Ser cristão não significa que Deus faz tudo que queremos. Também não é garantia de uma vida fácil, em que recebemos tudo que sonhamos sem dificuldade, se tivermos fé suficiente. Deus não existe para nos servir; nós existimos para servir a Deus! E os planos de Deus são maiores que os nossos.
O verdadeiro significado de “tudo poso naquele que me fortalece”
Podemos entender o significado real de “tudo posso” pelo seu contexto. A missiva aos filipenses foi escrita pelo evangelista Paulo e, para concluir, ele agradeceu as ofertas que a igreja tinha lhe enviado. Mas Paulo não dependia do quantia. Ele dependia de Deus.
Em sua vida, Paulo tinha pretérito por tempos de riqueza e de pobreza, força e fraqueza, saturação e premência. Ele tinha aprendido a mourejar com todo tipo de situação e sua alegria já não dependia de suas circunstâncias materiais (Filipenses 4:11-12). A força de Paulo vinha de Jesus.
“Tudo posso naquele que me fortalece” ensina uma verdade muito importante: Jesus é nossa força. Nosso sustento e nossa alegria vem de Jesus e toda nossa vida depende dele. Com Jesus, podemos passar por todo tipo de situação e ainda encontrar força para continuar.
Emprego prática
Jesus disse que iríamos enfrentar dificuldades nesse mundo. Mas ele também disse que ele venceu o mundo (João 16:33). Não precisamos ter temor do que poderemos enfrentar, porque sabemos que Jesus nos vai dar força. Nossas circunstâncias mudam mas Jesus não muda.
Mesmo quando estamos passando por tempos difíceis, sabemos que Jesus está conosco. Por isso, vamos conseguir superar os problemas e continuar na missão que Jesus tem para nós. No bom e no ruim, nossa força vem de Jesus.