22 jun 2017
Conheça algumas dicas para trazer crianças para o mundo cristão, pois elas precisam ser evangelizadas.
“Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.” (Lucas 18:16)”
Muitas vezes, as pessoas pensam que as crianças não precisam receber pregações por diversos motivos, seja porque são, simplesmente, crianças e sem vício ou porque são filhos de pastor, evangelista, diácono, etc., e considera-se que estão grande tempo dentro da igreja. Porém, as crianças também precisam ouvir a Termo de Deus e da mesma forma, porquê com qualquer outra pessoa, precisam admitir Jesus Cristo porquê seu único salvador.
Os crentes precisam entender que a gaiato não é a igreja de um porvir distante. As crianças necessitam ser evangelizadas agora, elas precisam saber Jesus, a Termo de Deus, o Evangelho. Para que possam se desenvolver e caminhar na fé à medida que vão crescendo fisicamente. Lembre-se do exemplo do rei Josias, que com oito anos já tinha enormes responsabilidades, em II Crônicas, 34:1-2 no livro de : Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.
Desde pequena, a gaiato tem que lhe dar com questões de impulso, porquê por exemplo, escolher percutir ou não no coleguinha que lhe aborreceu, morder, tomar o brinquedinho do outro, etc. A boa ensino nestas situações instruem as crianças a sentenciar sobre questões muito mais sérias no porvir!
A Termo de Deus recomenda sobre o responsabilidade de orientar as crianças em Provérbios 22:6: “Ensina a gaiato no Caminho em que deve caminhar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”. Dessa forma, o nosso Senhor também se preocupa com a pregação e o ensino para as crianças. Com isso, sugerimos 6 dicas para trazer crianças para o mundo cristão:
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #1
1. Pregar de Uma Forma Que Elas Entendam
Hoje em dia, já é bastante generalidade as igrejas e ministérios disponibilizarem às crianças um departamento que cuida da sua evangelização e inserção nas atividades da igreja. No momento em que for feito o ensino e pregação da Termo, é importante que os líderes se certifiquem que elas conseguem compreender a mensagem. Para isso, é muito generalidade o uso de ferramentas porquê: teatro, fantoche, tentativa de hinos (sempre de crianças, é simples), desenhos para matizar, livrinhos, etc.
Leia também: 5 Temas Para Pregação Infantil
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #2
2. Não Ameace
Quando for ensinar não o faça em tom cominador, sobre quaisquer aspectos porquê por exemplo: “Quem não vir amanhã na Escola Bíblica Dominical, não vai lucrar estrelinha”. Procure sempre motivá-los positivamente, por exemplo: “quem prestar muito atenção na Escola Bíblica Dominical vai lucrar estrelinha.”
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #3
3. Trovar Hinos de Fácil Entendimento Para Crianças
Precisamos falar mais especificamente sobre o tópico, pois volta e meia vemos nas igrejas um coral de crianças cantando hinos que não são para a fita etária delas. É lindo! Porém, dificilmente colabora para a aprendizagem da gaiato, pois na esmagadora maioria das vezes os hinos direcionados aos adultos falam sobre questões da vida adulta, que as crianças são incapazes de entender. Por isso, é importante em todos os momentos que as crianças cantem e se apresentem com hinos adequados para a sua idade.
Leia também: 10 Melhores Louvores Infantis
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #4
4. Levá-las nas Programações da Igreja (Cultos, Escola Bíblica Dominical, etc)
Os pais precisam se disponibilizar para levar as crianças para as programações e, simples, sempre fazer questão de levá-las aos eventos onde toda a igreja estará reunida. É necessário que a gaiato se sinta inserida no seio social da Igreja e se veja porquê segmento daquele envolvente. Agindo dessa forma, os pais colaboram para a formação de lembranças agradáveis na gaiato, que gerarão a vontade de ir para os cultos e participar das programações.
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #5
5. Os Pais Devem Ter Um Momento de Reza, Homenagem e Louvor Com as Crianças
Os pais devem educar os filhos para tirarem um tempo para rezar e render louvores e homenagem a Deus. Lembre-se do que a Termo diz, precisamos ensinar o caminho, pelo qual, as crianças devem trilhar. A prece, homenagem e louvor quotidiano ou costumeiro ensina a gaiato a ter uma intimidade maior com Deus. E desde pequena, vai estar pronta para clamar ao Senhor nos seus momentos de angústia e tristeza, segmento da vida de qualquer ser humano; e lembrará de agradecer as maravilhas e a proteção de Deus.
6 Dicas Para Trazer Crianças Para o Mundo Cristão #6
6. Pais, Sejam Exemplo!
Os pais devem tomar muito desvelo no seu dia a dia, não é novidade expor que os filhos copiam as atitudes dos pais. Estes exercem uma potente influência na vida dos filhos. Cevar ou tolerar maus hábitos próprios, fará com que as crianças cresçam com a mesma omissão na personalidade.
É importante que, com domínio e paixão os pais sejam exemplos de bons cristãos para os filhos. Esta postura ajudará na manutenção e organização da morada e no encaminhamento da gaiato no caminho do Senhor. Um grande exemplo disso é Timóteo, e sobre isto o propagador Paulo assim escreveu em 2 Timóteo 1: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou evidente de que também habita em ti.”
O propagador Paulo reconheceu cá o poder do exemplo na vida de Timóteo, quando levante ainda era uma gaiato e testemunha da firmeza da fé de Lóide, sua avó e Eunice, sua mãe. Estes exemplos, dentro da família ecoaram para toda a vida de Timóteo, fazendo dele um adulto convicto de sua fé e que pode ajudar muito na expansão da Obra do Senhor!
Desfecho
Dessa forma, porquê a Termo de Deus nos ensina, precisamos educar as crianças no caminho em que devam caminhar, na forma de proceder e agir. E portanto, ainda depois de adulto ainda trilharão o mesmo bom caminho do Senhor ensinado pelos pais, com o auxílio e escora da Igreja.
Gostou? Curta, comente e compartilhe!