Hoje falaremos sobre o Kurt Cobain. De entendimento com a Psicanálise, os mecanismos de resguardo são estratégias psicológicas inconscientes que utilizamos para proteger nossa mente contra ansiedades, conflitos emocionais e ameaças à nossa autoimagem. Esses mecanismos ajudam a atenuar a angústia e preservar a integridade do ego.
Mecanismos de Resguardo e Kurt Cobain
- Repressão: É o processo de repuxar pensamentos, memórias ou desejos perturbadores para o inconsciente, tornando-os inacessíveis à consciência.
- Negação: Envolve a recusa em admitir ou crer em uma verdade dolorosa ou ameaçadora. É uma forma de evitar a verdade.
- Projeção: Consiste em atribuir a outras pessoas ou situações sentimentos, desejos ou características que pertencem a nós mesmos, mas que não queremos reconhecer.
- Racionalização: É quando justificamos ou explicamos nossas ações ou pensamentos de uma maneira que pareça razoável, mesmo que não sejam verdadeiras razões.
- Formação Reativa: É um mecanismo em que reprimimos um libido ou impulso, substituindo-o por seu oposto. Por exemplo, uma pessoa que tem raiva reprimida pode expressar excessiva indulgência ou nobreza.
- Deslocamento: Consiste em transferir sentimentos ou emoções de uma situação ou pessoa para outra que seja menos ameaçadora ou mais fácil de mourejar.
Esses são somente alguns exemplos dos muitos mecanismos de resguardo descritos pela psicanálise, cada pessoa pode utilizar diferentes combinações desses mecanismos, dependendo de sua própria dinâmica psicológica e experiências de vida. É importante ressaltar que os mecanismos de resguardo podem ser saudáveis em certas circunstâncias, mas também podem provocar problemas se forem usados de forma excessiva ou inadequada.
A vida de Kurt Cobain
Não existem muito palavras para descrever Kurt Donald Cobain (1967 – 1994), angustiado, inquieto, uma das mais importantes figuras do rock, mundialmente divulgado pela filarmónica Nirvana, crítico fevoroso do sexismo, racismo e homofobia; se posicionando em uma era e com um holofote que outros astros não destinaram a tais causas.
De uma família pobre, desde garoto Kurt demonstrou propensão músico e uma astúcia dissemelhante, conforme foi crescendo, se expressar artisticamente pareceu o notório, sempre envolvido com música, desenhos e escrita. Aos 7 anos foi diagnosticado com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e começou a fazer uso de Ritalina.
Sua puerícia acabou por ser um pouco mais perturbada, enfrentando o divórcio dos pais e conforme crescia, muitas mudanças impactaram sua vida, mudou-se diversas vezes, para a lar de diversos parentes, convendo sempre com pessoas quase que aleatórias.
A autodescoberta
Em uma era punk, de autodescoberta e por ter feito cedo o uso de poderosos fármacos, Kurt logo se interessou pelas drogas, começou a fumar maconha com 14, e ainda menor, chegou a morar nas ruas.
Conforme envelhecia, se envolveu romanticamente com poucas mulheres, Tracy Marander, cumprindo quase um papel materno em sua vida, visto o suporte oferecido por ela a Kurt durante o relacionamento de ambos. Tobi Vail, também musicista, dando origem à teoria do que posteriormente viria a se tornar Smells Like Teen Spirit. E Courtney Love, com quem foi casado e teve uma filha.
O conúbio, infelizmente conturbado, a essa fundura, Kurt já estava viciado em heroína e fazia uso uniforme de álcool, junto porquê sua esposa, Courtney. Não se sabe ao notório quando foi feito o diagnosticado de Depressão, justamente pelo caráter introvertido e pelo tema até logo ser visto porquê tabu.
Kurt Cobain e suas emoções
A ascenção da filarmónica contribuiu significativamente com seu estado depressivo, por repetidas vezes se mostrando desconfortável com interações excessivas da mídia e dos fãs e posteriormente perturbado com a rotina desgastante de shows e de seu estado de saúde debilitado. Depois de 3 discos de estúdio gravados e um acústico, a vida de Kurt Cobain posteriormente sucessivos anos de vício e anedonia profunda, teve término, o cantor comete suicídio.
Sublimação
Sublimação é um mecanismo de resguardo que envolve a encanamento de impulsos ou desejos inaceitáveis para atividades socialmente aceitas e produtivas. Em vez de reprimir esses impulsos ou desejos, a sublimação permite que sejam expressos de uma maneira saudável e construtiva.
Ocorre quando um impulso ou libido instintivo, muitas vezes considerado incabível ou inapropriado socialmente, é redirecionado para uma forma de sentença que é socialmente valorizada. Esses impulsos podem ser de natureza sexual, agressiva ou mesmo criativa.
Por exemplo, um tipo com impulsos agressivos pode encontrar uma saída saudável para esses impulsos ao se envolver em esportes competitivos ou artes marciais, da mesma forma, alguém com desejos sexuais intensos pode encontrar satisfação em uma curso no campo da arte, música ou literatura.
Uma resguardo saudável
A sublimação é considerada um mecanismo de resguardo saudável, pois permite que os impulsos e desejos sejam expressos de uma forma que não cause danos a si mesmo ou aos outros. Ela ajuda a evitar o conflito interno e a angústia associados à repressão desses impulsos.
No entanto, é importante notar que a sublimação não é uma solução para resolver ou expelir completamente os impulsos e desejos subjacentes. Em vez disso, ela oferece uma forma mais adaptativa de mourejar com eles, transformando-os em atividades socialmente aceitas e valorizadas.
Relação entre Kurt Cobain e a sublimação
Não existem informações específicas sobre os pensamentos ou análises de Kurt Cobain em relação à Psicanálise, no entanto, podemos considerar alguns aspectos em relação a sua sentença artística porquê vocalista e guitarrista da filarmónica Nirvana.
Kurt Cobain era divulgado por suas letras e performances carregadas emocionalmente, que muitas vezes abordavam temas porquê angústia, dor, raiva e demência. Sua música e arte podem ser vistos porquê uma forma de sentença e verosímil sublimação de seus próprios conflitos internos e emoções intensas.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
A sublimação, porquê já mencionado, envolve encanar impulsos ou desejos inaceitáveis para atividades socialmente aceitas e produtivas.
Peroração
No caso de Cobain, sua música e arte podem ter servido porquê uma forma de sentença e liberação desses impulsos internos, oferecendo-lhe uma saída criativa para mourejar com suas próprias lutas emocionais.
Apesar de indícios, não é verosímil afimar com perspicuidade esta semelhança entre a forma de viver e se expressar com mecanismos da Psicanálise, justamente pela falta de arquivos e diagnósticos do artista, deixando assim subentendido.
Cláusula escrito po Luiz, estudante de Psicanálise e amante da música.