A Cooperativa de Produção Agropecuária Novidade Santa Rita (Coopan), de Novidade Santa Rita (RS), entregou nesta quarta-feira (28) uma tonelada de músculos suína à Associação de Mulheres Maria da Glória, no bairro Morro da Cruz. A ação vai beneficiar oito cozinhas solidárias e ocorre por meio do Programa de Obtenção de Vitualhas (PAA), que é operacionalizado pela Companhia Vernáculo de Aprovisionamento (Conab).
A entrega foi marcada por um ato com a presença do presidente da estatal, Edegar Pretto (PT), do deputado estadual Adão Pretto Rebento (PT-RS), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terreno (MST), do Levante Popular da Juventude e das cozinhas solidárias. Essa foi a primeira entrega do PAA Cozinhas Solidárias na Capital.
Segundo Edegar Pretto, o PAA Cozinhas Solidárias é uma política novidade, que começa agora em Porto Satisfeito porquê uma grande aliada do combate à inópia. “Nós estamos buscando também outros mecanismos para levar víveres a quem precisa. Queremos prometer que o governo federalista seja o grande cliente de quem optar por produzir comida, para que possamos rematar novamente com a inópia no nosso país”, destacou o presidente da Conab.
Além da músculos suína, a Coopan também vai abastecer as cozinhas com banha e linguiça. As entregas serão feitas a cada 15 dias e a quantidade será sempre de, aproximadamente, uma tonelada. Ao todo, serão 1,8 milénio pessoas beneficiadas. Na primeira quinzena de setembro, outras quatro cooperativas vão iniciar as entregas de hortifrutis e leite em pó para atender as oito cozinhas.
Em todo o estado do Rio Grande do Sul já foram aprovados, pela Conab, 30 projetos que irão contemplar mais de 190 cozinhas solidárias através do PAA. O valor totalidade da obtenção de víveres da lavradio familiar, nesta modalidade, será R$ 12,4 milhões.
Veja as imagens:
Manadeira: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko