Site pode ser suspenso por decisão do ministro do STF, que ordenou que o proprietário da empresa indique o novo representante legítimo da empresa no país
Com a possibilidade de o X (idoso Twitter) ter as atividades interrompidas na noite desta quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou a plataforma para vulgarizar perfis dele em outras redes sociais. O X pode ser suspenso por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Alexandre de Moraes, que ordenou que o proprietário da empresa, o bilionário Elon Musk, indique o novo representante legítimo da empresa no país. No X, Lula divulgou os perfis dele nas redes Bluesky, Instagram, Facebook, TikTok, Threads e um via de notícias do WhatsApp.
Siga o via da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Por meio da própria rede social de Elon Musk, o STF enviou uma notificação exigindo que o bilionário indique quem será o novo representante da plataforma no Brasil. No último dia 17, o empresário encerrou o escritório no Brasil, retirando todos os responsáveis pelo setor jurídico da empresa no território brasílico. Se Musk não cumpriu a preceito do ministro do STF até as 20 horas desta quinta-feira, Moraes vai oficiar a Sucursal Pátrio de Telecomunicações (Anatel), determinando a interrupção das atividades da rede social no território pátrio.
Mal receber a ordem judicial, a Anatel deve procurar todas as empresas que oferecem chegada à internet e lhes informar que a decisão do STF ordena o bloqueio do chegada dos clientes ao X. Nesse caso, até mesmo a Starlink, que vende serviços de internet por satélite, precisaria agir para bloquear o X. Caso contrário, a outra empresa de Musk pode ser penalizada pela Justiça.
De concórdia com juristas ouvidos pelo Estadão, a notificação de Moraes a Musk pode ser considerada inválida por não fundamentar que o representante legítimo da empresa no exterior recebeu a notificação. Apesar disso, não há um proibitivo para que o STF possa suspender a atuação da rede social. Essa não é a primeira vez que Musk e Moraes trocam farpas públicas nas redes sociais. Desde abril, quando Moraes começou a investigar possíveis propagações de fake news pelo X, o empresário afirma que o magistrado infringe os princípios da liberdade de sentença e o compara a um ditador.
*Com informações do Estadão Texto
Publicado por Fernando Keller
rn
Brasil de Trajo ","author":{"@type":"Person","name":"Redau00e7u00e3o CN","url":"https://crentenews.com.br/author/admin/","sameAs":["https://crentenews.com.br"]},"articleSection":["Economia"],"image":{"@type":"ImageObject","url":"https://crentenews.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Com-impasse-entre-Alexandre-de-Moraes-e-Elon-Musk-no.jpg","width":881,"height":629},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Piedoso News","url":"https://crentenews.com.br","logo":{"@type":"ImageObject","url":"https://crentenews.com.br/wp-content/uploads/2023/04/cropped-Design-sem-nome-13.jpg"},"sameAs":["https://www.facebook.com/crentenews/","https://www.youtube.com/channel/UCN5KDj44JfmGSIyFgneZEEg","https://chat.whatsapp.com/DJJyirlnrc18QFqz42gztf","https://www.instagram.com/crentenews_/"]}}
Fonte: CRENTE NEWS