São Paulo — Depois de novos atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta terça-feira (3/9), fiscais da Filial Pátrio de Telecomunicações (Anatel) fizeram buscas pela natividade de interferência que vem afetando o Sistema de Posicionamento Global (GPS) do terminal. Segundo a concessionária GRU Airport, o sinal do GPS foi normalizado às 17h.
Na última quinta-feira (29/8), o aeroporto já havia registrado atrasos em voos pontuais por lapso de informação. Na ocasião, o aeroporto explicou que aconteceu uma “intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves”.
No final da tarde desta terça, de contrato com informações do G1, os fiscais da Anatel localizaram uma torre de celular no Pari, região médio da capital paulista, suspeita de ser a natividade da interferência.
“A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoração da Anatel presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para novidade tentativa de localização da natividade interferente”, disse em nota.
Outras intercorrências recentes
No último sábado (31/8), o aeroporto precisou suspender alguns voos em seguida fumaça e cheiro de queimado terem sido relatados na torre de comando. O sítio foi expelido e os bombeiros foram acionados.
O Metrópoles apurou que a fumaça foi gerada por uma correia rompida em um gerador. Às 11h02, os pousos e decolagens foram suspensos e o prédio da torre foi esvaziado. Os bombeiros realizaram vistoria no sítio e não encontraram nenhuma anomalia. A equipe de manutenção elétrica de GRU foi acionada.
A GRU Airport confirmou a presença de fumaça nas instalações. “Não houve detecção de nenhum foco de incêndio ou risco à segurança. As operações de pousos e decolagens foram momentaneamente suspensas, com 3 voos cancelados e 8 voos alternados para outros aeroportos.”
No último domingo (1°/9), ventos fortes fizeram dois aviões arremeterem em menos de três horas.