Se você tem se sentido cansada mentalmente, podem possuir várias causas que justificam essa sensação de esgotamento. Aliás, é importante saber que você não está sozinha nessa.
Na verdade, desde o início da pandemia, quase metade dos brasileiros afirmam que tiveram uma piora significativa nas suas condições de saúde mental e emocional. E houve um aumento médio de 6,5 kg no peso corporal da população adulta.
A boa notícia é que, apesar dos dados alarmantes, é verosímil virar levante quadro através de cuidados com a sua saúde.
Portanto, continue lendo para entender quais são as causas, sintomas e o que fazer caso você esteja se sentindo mentalmente cansada.
O que significa se sentir cansada mentalmente?
O cansaço mental é quando sua mente fica muito exausta e esgotada. É uma vez que se o seu cérebro não tivesse mais pujança para realizar as atividades diárias.
Você percebe que ultrapassou seus limites e não tem mais recursos mentais e emocionais para mourejar com os desafios do dia-a-dia. Suas forças psicológicas ficam esgotadas.
É normal se sentir mentalmente cansado depois de fazer tarefas que exigem muita concentração e esforço mental, uma vez que estudar para uma prova importante ou trabalhar em um projeto multíplice. Também pode ocorrer posteriormente períodos de muito estresse, uma vez que o isolamento social na pandemia.
Mas quando esse cansaço mental se torna frequente e não passa depois de repousar, pode ser um sinal de que um tanto está inverídico. O esgotamento mental regular pode levar a problemas mais sérios de saúde mental e física.
Por isso é importante prestar atenção quando você começa a se sentir mentalmente exausto com frequência. Procure maneiras de reduzir o estresse, fazer pausas, praticar atividades relaxantes e, se necessário, buscar ajuda profissional. Sua mente precisa de folga e cuidados para voltar a funcionar muito.
Sintomas do cansaço mental
É muito importante notar que o cansaço mental prolongado pode ser um sinal de alerta para transtornos emocionais ou outras condições de saúde em desenvolvimento. No entanto, se formos indagar os principais sintomas, podemos reportar:
1. Sinais físicos:
- Dores de cabeça frequentes
- Problemas para dormir muito
- Falta de gosto ou manducar demais
- Músculos tensos e doloridos
- Batimentos cardíacos acelerados
2. Sinais emocionais:
- Sentir-se triste, com susto ou ansioso com frequência
- Irritabilidade, desânimo
- Perda de interesse nas atividades normais
3. Sinais comportamentais:
- Falta de paciência, alvoroço
- Agressividade
- Uso excessivo de álcool, cigarros ou drogas
4. Sinais cognitivos:
- Esquecimento, dificuldade de se concentrar
- Confusão mental
- Pensamentos negativos constantes
Se vários desses sintomas durarem por semanas ou meses, pode ser um sinal de esgotamento mental. É importante buscar ajuda profissional nesse caso, pois o cansaço mental prolongado pode piorar outros problemas de saúde física e mental. Prestar atenção aos primeiros sinais e procurar repousar a mente é muito importante.
Causas
Existem várias causas para alguém se sentir cansada mentalmente.
Uma vez que por exemplo:
- Estresse e excesso de preocupações Muitas preocupações na mente, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, podem findar sobrecarregando e exaurindo sua pujança mental.
- Eventos emocionais difíceis
Situações uma vez que luto pela perda de um ente querido ou mudanças drásticas na rotina podem ser muito desgastantes emocionalmente e contribuir para o cansaço mental. - Falta de lazer e folga Se você fica longos períodos sem atividades prazerosas ou férias, sempre estudando, trabalhando, sem pausas, sua mente não tem chance de se renovar.
- Problemas de saúde
Doenças físicas ou transtornos mentais e emocionais uma vez que depressão e sofreguidão podem esgotar sua pujança psicológica. - Esforço mental intenso e prolongado Tarefas que exigem muita concentração por períodos extensos, sem intervalos adequados para repousar a mente, levam à exaustão mental.
- Instabilidade financeira ou nutrir Preocupações com dificuldades financeiras ou falta de entrada a víveres nutritivos podem tarar muito na mente.
A chave é identificar o que está sobrecarregando sua mente e tentar encontrar maneiras saudáveis de mourejar com os fatores estressantes.
O que fazer?
Por termo, se está se sentindo cansada mentalmente, é importante adotar algumas práticas para que você consiga relaxar e reduzir a liberação de hormônios causadores do estresse.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
As práticas que o Ministério da Saúde recomenda são:
1. Resfolgar
Em primeiro lugar, o folga adequado é fundamental para renovar as energias mentais. Além de prometer boas noites de sono, reserve momentos para praticar atividades relaxantes e meditativas uma vez que ioga, massagens, respiração profunda ou simplesmente gozar de um momento de silêncio e tranquilidade.
Essas práticas ajudam a acalmar a mente, pacificar a tensão e o estresse acumulados.
2. Coloque-se uma vez que prioridade
Em segundo lugar, faça coisas que você realmente patroa e que trazem alegria à sua vida. Pode ser um hobby, atividade física, transpor com amigos ou qualquer outra coisa que nutra seu bem-estar mental e emocional.
Autocuidado é principal, pois quando estamos plenos e felizes, é mais fácil perceber os primeiros sinais de exaustão e tomar medidas preventivas.
3. Busque auxílio profissional
Em terceiro lugar, não subestime os sintomas de cansaço mental crônico. Procure um terapeuta ou psicólogo logo que perceber que está tendo dificuldades para mourejar com o estresse e a sobrecarga.
Um profissional pode ajudar a identificar as causas, fornecer estratégias saudáveis de enfrentamento e evitar que a situação se agrave.
4. Cuide de sua saúde
Mente e corpo estão intimamente conectados. Por isso, uma alimento nutritiva e a prática regular de exercícios físicos são cruciais para manter o estabilidade energético e mental.
A atividade física libera endorfinas que melhoram o humor, enquanto uma dieta balanceada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento cerebral.
5. Tenha momentos de lazer
Além do trabalho e obrigações, é vital fazer pausas para atividades puramente prazerosas e divertidas. Cultive hobbies, passe tempo com entes queridos, faça coisas que renovem seu exalo pela vida.
O lazer é fundamental para recarregar as baterias mentais e emocional.
Por termo, se você deseja ter uma vez que um novo hobbie se aprofundar no autoconhecimento, te convidamos a saber nosso Curso 100% EAD de Psicanálise Clínica!