O Núcleo de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou as imagens das duas caixas-pretas que estavam no avião que caiu em Vinhedo, no interno de São Paulo, na última sexta-feira (9). O material foi divulgado na tarde deste sábado (10). Veja subordinado, ao termo da reportagem.
Os gravadores foram encaminhados pela Força Aérea Brasileira e chegaram em Brasília para serem analisados na manhã deste sábado (10). As caixas do voo foram encontradas em meio aos destroços no início da noite do dia do ocorrido.
As caixas-pretas serão essenciais para desvendar os motivos pelo qual o ATR 72-500 que despencou 4.000 metros em um minuto. A caixa-preta armazena os últimos registros de dados e voz da tripulação a bordo, além de informações da avião porquê velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e ajustes de potência.
Uma troço do equipamento corresponde ao gravador de voz do cockpit (CVR), que conquista as últimas horas de conversas entre a tripulação e sons internos da avião. A outra é o gravador de dados de voo (FDR), que conquista informações técnicas sobre o trajeto adotado pelo avião até a queda.
A partir das informações preservadas no material, poderão ser esclarecidas as causas para a queda do ATR.O avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu em Vinhedo, no interno de São Paulo, no início da tarde da última sexta-feira (9). O acidente deixou 62 pessoas mortas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Investigação
A FAB informou ainda que o trabalho de investigação está sendo realizado por funcionários do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão sediado na capital paulista, que já atuam na extração e degravação de dados de forma ininterrupta para que os trabalhos avancem para a temporada de estudo.
“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o envolvente operacional e os fatores humanos, muito porquê um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros”, destacou.
A avião turboélice, da marca francesa ATR, operada pela empresa Voepass, decolou com 62 pessoas, sendo quatro tripulantes, e caiu pouco depois das 13h20 da sexta-feira (9), em Vinhedos, no interno paulista, a 70 quilômetros do tramontana do voo. Não houve sobreviventes. E mais: Maduro entrega atas eleitorais de seu partido à Justiça da Venezuela. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação Cenipa, via CNN; Fontes: CNN; EBC)