Como aumentar e manter o engajamento dos colaboradores?

O engajamento dos colaboradores no envolvente de trabalho é um elemento importante para o sucesso e a produtividade de uma organização. 

Quando os membros da equipe estão verdadeiramente envolvidos em suas atividades, os resultados positivos se refletem em um envolvente mais saudável e em melhores desempenhos.

Mas… e quando não estão? Nós vimos entre 2022 e 2023 porquê o “quiet quitting” se popularizou entre os trabalhadores, mormente os da Geração Z. Sua intenção é colocar limites nos abusos das empresas e buscar mais estabilidade entre vida pessoal e profissional.

Veja, portanto, porquê a sobrecarga de trabalho e de responsabilidades pode ter consequências negativas também para a empresa. E, se você acha que eles são a exceção, está traído. 

O “quiet quitting” pode ter minguado; mas, segundo a Gallup, somente 28% dos trabalhadores brasileiros estão engajados no trabalho e a maioria quer trocar de ocupação.

Se você acha isso preocupante, continue a leitura para entender quais as melhores estratégias para mudar oriente cenário!

Veja:

Engajamento dos colaboradores no trabalho: o que significa?

O engajamento dos colaboradores no trabalho refere-se ao intensidade de envolvimento, comprometimento e exalo que os membros de uma equipe têm em relação às suas responsabilidades e aos objetivos da organização.

Em um envolvente de trabalho engajado, os colaboradores não somente cumprem suas tarefas, mas também se sentem conectados aos propósitos e metas da empresa.

O engajamento também vai além da simples presença física no trabalho. Envolve uma conexão emocional e intelectual que impulsiona a procura pela primazia e pelo sucesso coletivo.

Outrossim, ainda proporciona um clima de crédito, união e um bom relacionamento interpessoal entre as equipes.

Quais os sinais da falta de engajamento nos times?

A pesquisa da Gallup citada na introdução foi divulgada na Você RH e mostra que 77% dos trabalhadores em mais de 160 países sentem-se desengajados. No Brasil, o índice de desengajamento é de 72%.

Com essas altas taxas, identificar os motivos é importante para que as empresas possam mudar condutas que não estão sendo saudáveis ou eficazes para manter um envolvente de trabalho melhor para todos.

Estar discreto a esses sinais permite que gestores identifiquem e abordem problemas antes que se agravem. Assim, é verosímil evitar que eles comprometam o desempenho, a satisfação e a saúde dos colaboradores.

A falta de engajamento nos times pode se manifestar de diversas formas, sendo importante saber identificar os sinais para implementar estratégias que mudem oriente cenário. Inferior estão alguns indicadores específicos que apontam para a falta de envolvimento dos colaboradores. Veja!

Mudanças de comportamento

Alterações comportamentais, porquê mau humor, negatividade uniforme, isolamento e conflitos frequentes com os colegas, são indicativos de desengajamento e insatisfação.

É preciso que os profissionais de saúde do trabalho monitorem com atenção estes colaboradores, uma vez que essas mudanças também podem ser indicativos de transtornos psicológicos, porquê depressão, sofreguidão e até esgotamento. 

Outrossim, quando a organização simplesmente ignora estes sintomas, eles podem se aumentar e influenciar outros colaboradores, gerando um grande problema corporativo.

Atrasos e faltas constantes

A falta de comprometimento e motivação muitas vezes também se refletem em atrasos regulares e faltas constantes.

Enfim, colaboradores desengajados podem provar falta de responsabilidade em relação às suas obrigações, prejudicando não somente a eficiência do seu trabalho porquê também a dinâmica de toda a equipe.

Queda na produtividade

A produtividade é um indicador-chave de engajamento. Uma queda acentuada na produção e na qualidade do trabalho pode indicar falta de motivação e interesse por secção dos colaboradores.

Sendo assim, um profissional com baixa produtividade não atinge seus objetivos, seja pela falta de vontade ou por realmente não ter condições físicas ou mentais para isso.

Logo, a empresa verá seu prolongamento diminuir e um efeito dominó pode ser gerado, impulsionando outros problemas. 

Ceticismo em relação ao trabalho

O ceticismo em relação ao trabalho, muitas vezes associado à síndrome de burnout, é um sinal crítico de desengajamento.

Colaboradores que experimentam exaustão física e emocional podem tornar-se céticos em relação às suas responsabilidades, comprometendo a qualidade do trabalho.

Outrossim, a compreensão da relação entre desengajamento e síndrome de burnout destaca a influência de abordar não somente os sintomas, mas também as causas subjacentes do desengajamento.

Neste sentido, uma conscientização ampla deve ser feita com todos os colaboradores independente do função que ocupam. 

Pouca participação nas reuniões

A participação ativa em reuniões é um indicador importante de envolvimento. Principalmente quando consideramos que muitas equipes ainda estão atuando remotamente – seja totalmente em home office ou num regime híbrido.

Sendo assim, a falta de imposto ou interesse durante as reuniões sugere desinteresse e pode afetar a troca efetiva de ideias e informações entre os membros da equipe. Os profissionais se tornam menos criativos e têm menos vontade de se esforçar.

Um sinal importante neste paisagem é explorar porquê andam as relações entre colegas e entre líderes e liderados. Pode ser que dificuldades de relacionamento sejam a motivo da falta de engajamento dos colaboradores.

Por que as pessoas e equipes se tornam desengajadas?

O desengajamento dos colaboradores pode ser resultado de diversos fatores, tanto pessoais quanto profissionais – relativos, inclusive, à organização em que estão. Neste caso, a boa notícia é que eles podem ser abordados e corrigidos.

É muito importante entender que nenhum funcionário irá se engajar no trabalho por pressão das lideranças ou da cultura da empresa. Ao contrário, isso tende a sobressair a falta de engajamento. Por isso, é fundamental treinar as lideranças para terem uma conduta com mais lucidez emocional. 

Entender esses motivos que levam ao desengajamento dos colaboradores é necessário para que os gestores possam implementar estratégias direcionadas e edificar um envolvente de trabalho mais positivo e motivador, além de evitar falhas corporativas porquê a perda de talentos.

A seguir, veja alguns motivos comuns que levam as pessoas e equipes a se tornarem desengajadas.

Clima organizacional ruim

Um clima organizacional negativo, caracterizado por falta de informação ou informação abusiva, escassez de reconhecimento e instabilidade psicológica, pode contribuir significativamente para o desengajamento.

Quando os colaboradores não se sentem valorizados ou incluídos, seu nível de envolvimento diminui. Enfim, não dar o suporte necessário pode ser um dos principais motivos para as empresas não conseguirem reter talentos.

Cá é importante, aliás, dar atenção à estratégia de pluralidade e inclusão. 

É preciso compreender que a cultura voltada para pessoas e o clima organizacional podem ser fatores decisivos no engajamento dos profissionais. É um gavinha de crédito estabelecido, em que os valores precisam se conectar com o que realmente acontece dentro da empresa.

Problemas pessoais ou de saúde

Problemas pessoais, porquê questões familiares, financeiras ou de saúde, podem impactar diretamente o engajamento no trabalho.

Enfim, muitos não conseguem lastrar suas vidas pessoais e profissionais, independentemente do motivo, o que acaba prejudicando sua performance porquê um todo.

Colaboradores que enfrentam dificuldades fora do envolvente profissional podem ter sua capacidade de concentração e motivação comprometida dentro do trabalho.

Na maioria das vezes, você não vai saber que um colaborador está enfrentando problemas fora do envolvente do trabalho se não perguntar. E, evidente, perguntar para que o líder ou o RH possam ajudá-lo e não puni-lo. 

Por isso, gerar um meato de diálogo cândido, sincero e empático é fundamental!

Lideranças pouco eficazes e inspiradoras

A liderança desempenha um papel essencial no engajamento dos colaboradores. E, muitas vezes, são a razão de manter ou não bons profissionais engajados na empresa.

Isso porque, líderes pouco eficazes, que não inspiram crédito, não fornecem direcionamento evidente ou não promovem um envolvente de trabalho positivo, podem contribuir para o desengajamento da equipe.

A dificuldade em estabelecer uma relação com estabilidade, onde haja tanto direcionamento quanto autonomia, pode ser a motivo da perda de colaboradores que antes eram engajados.

Para isso, os líderes precisam provar interesse real nas necessidades e ambições dos colaboradores para que estes se sintam valorizados.

Falta de motivação

A falta de motivação pode ser causada por vários fatores, porquê a escassez de desafios interessantes, a falta de reconhecimento e recompensas adequadas, ou a falta de alinhamento entre as metas individuais e os objetivos organizacionais.

Quando os colaboradores não veem um propósito evidente em seu trabalho, o desengajamento pode ocorrer.

Isso ocorre, muitas vezes, quando as competências dos colaboradores são subaproveitadas. Essa atitude tende a resultar em queda no exalo já que, muitas vezes, somente o salário não é suficiente para estimular a sua capacidade produtiva.

Sendo assim, as empresas precisam ter desvelo quando oferecem alguma vaga. Saber lastrar entre o que estão oferecendo e o que realmente têm condições de satisfazer é fundamental. Caso contrário, não será verosímil manter um profissional talentoso que não tem lisura para provar sua capacidade produtiva.

Uma vez que aumentar e manter o engajamento dos colaboradores?

A promoção do engajamento dos colaboradores é um esforço contínuo que requer estratégias eficazes e adaptáveis. É preciso que ambos, tanto a empresa quando os próprios colaboradores, se resposabilizem. 

Mas é verosímil, sim, gerar estratégias assertivas. Entenda algumas abordagens específicas para aumentar e manter o engajamento no envolvente de trabalho.

Faça pesquisas internas

É extremamente necessário entender a população da empresa, saber o que desejam e o que eles não aprovam na empresa.

Dessa forma, realizar pesquisas internas de satisfação e engajamento é fundamental para compreender as necessidades e preocupações dos colaboradores. Enfim, esta é uma magnífico utensílio do RH para guiar a tomada de decisão quando se trata de gestão de pessoas.

Feedbacks contínuos, de modo transparente e direto, permitem ajustes precisos nas estratégias de engajamento, garantindo que as iniciativas estejam alinhadas com as expectativas e necessidades reais.

Mantenha uma rotina de treinamentos para a liderança

Investir na capacitação contínua dos líderes é crucial para manter um envolvente de trabalho inspirador.

Líderes muito treinados são mais propensos a promover a motivação e o engajamento, fornecendo direcionamento evidente, reconhecimento adequado e espeque necessário aos membros da equipe. Simples que, para isso, eles também precisam estar engajados.

No entanto, muitas empresas acreditam que, ao investir em capacitação, perderão em breve aquele talento. Por isso, é preciso ter consciência de que, mesmo que essa chance seja real, é também um risco que se deve decorrer para manter bons líderes.

Na Vittude, você tem chegada a rodas de conversas sobre diferentes temas, porquê engajamento dos colaboradores. Dessa forma, esta pode ser uma solução para treinar líderes mais empáticos e capacitados para inspirar seus liderados.

Reafirme o propósito em relação ao trabalho

Transmitir e reafirmar continuamente o propósito da organização e a influência do trabalho individual contribuem para o engajamento.

Colaboradores que entendem porquê suas funções se conectam aos objetivos maiores da empresa sentem-se mais motivados e valorizados.

No entanto, é preciso compreender que cada sujeito terá um propósito exímio e, assim, saber os colaboradores e suas necessidades, faz com que cada projecto deva ser o mais individualizado verosímil.

Principalmente quando tratamos das gerações mais novas, porquê a Geração Z, citada no início do item. Os profissionais da atualidade precisam mais do que um bom salário para se sentirem motivados. Assim, é fundamental que a empresa ofereça um propósito evidente.

Construa oportunidades de desenvolvimento

Fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional é uma maneira eficiente de manter os colaboradores engajados. Enfim, esse é o maior interesse dos colaboradores (58%), segundo uma pesquisa do LinkedIn divulgada no G1.

Sendo assim, oferecer programas de treinamento, mentorias e planos de curso incentivam o prolongamento contínuo, mostrando aos colaboradores que a organização valoriza seu desenvolvimento e investe em seu porvir.

Enfim, ao vislumbrar um prolongamento avante, gera uma expectativa de uma futura satisfação, o que, por sua vez, tende a engajar o profissional.

Priorize a saúde dos colaboradores

A CISTT – Percentagem Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Recomendação Vernáculo de Saúde trouxe dados importantes sobre saúde mental no trabalho na 342º Reunião Ordinária do CNS.

Uma das mesas revelou que os TMRT (Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho) são hoje a terceira maior motivo de retiro do trabalho e esses dados, muitas vezes subnotificados, indicam que já estamos vivendo uma pandemia de saúde mental.

Sendo assim, fica evidente que a saúde física e mental dos colaboradores desempenha um papel fundamental, não somente no engajamento, porquê no próprio enfrentamento das questões diárias relacionadas ao trabalho.

Por conta disso, incentivar práticas saudáveis, oferecer programas de bem-estar, flexibilidade no trabalho e espeque emocional demonstram preocupação genuína pela equipe, contribuindo para um envolvente mais saudável e engajado.

Outrossim, a empresa deve sempre incentivar um estilo de vida com mais saúde, não somente no trabalho, porquê também fora dele.

Considere uma parceria com especialistas em saúde mental corporativa

O engajamento dos colaboradores é um fator muito importante para o sucesso de qualquer organização. 

Compreender seu significado, identificar os sinais de falta de engajamento, entender as causas subjacentes e implementar mudanças eficazes são passos essenciais para edificar e manter uma equipe produtiva, motivada e comprometida.

Enfim, colocar em prática essas estratégias de forma integrada e consistente cria um envolvente propício ao engajamento perpétuo.

Ao adotar uma abordagem holística que abrange desde o desenvolvimento profissional até o bem-estar dos colaboradores, as organizações podem cultivar uma cultura que promove a satisfação, a produtividade e o engajamento a longo prazo.

A Vittude é líder no mercado de saúde mental corporativa. 

São mais de 650 milénio vidas atendidas, com melhora na retenção de talentos e subtracção de afastamentos.

Entre outros temas, podemos te ajudar a edificar uma estratégia para driblar o desengajamento atendendo às dores específicas dos funcionários. Assim, chegamos num ganha-ganha. 

Converse com um de nossos especialistas e descubra as vantagens de ser nosso parceiro e edificar o melhor porvir verosímil para sua equipe. 



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Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

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