Nesta sexta-feira (30), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu uma nota informando que está acompanhando o confronto entre o Supremo Tribunal Federalista (STF) e a plataforma X (velho Twitter).
No expedido, a embaixada destaca a relevância da liberdade de frase uma vez que elemento mediano de uma democracia saudável.
“A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federalista e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de frase é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”, afirma o texto.
O confronto entre Alexandre de Moraes e Elon Musk também envolve os Estados Unidos. Em abril, um comitê da Câmara dos EUA publicou um relatório criticando decisões de Moraes, incluindo documentos sigilosos.
Aliás, uma delegação de parlamentares conservadores visitou o Congresso americano para denunciar ações do STF. Posteriormente, políticos governistas, de esquerda, apontaram supostos riscos à democracia brasileira atribuídos aos bolsonaristas.
Direita Online