Governo Lula Deseja Elevar Os Impostos Sobre As Empresas E Os Acionistas

O projeto de lei que procura expandir os impostos foi enviado ao Congresso pelo Executivo

Nesta sexta-feira, 30, o governo do presidente Lula propôs ao Congresso Pátrio um projeto de lei talhado a vangloriar a Taxa Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o imposto retido na nascente relativo aos Juros sobre Capital Próprio (JCP). A proposta foi publicada no Quotidiano Solene da União, todavia, o texto completo ainda não foi revelado.

A Taxa Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é aplicada aos ganhos de empresas, enquanto os Juros sobre Capital Próprio (JCP) representam uma forma de pagamento aos acionistas. A previsão da equipe econômica do governo é que um aumento de um ponto percentual na CSLL resultará em aproximadamente R$ 15 bilhões adicionais na receita anual.

Na semana passada, o ministro da Herdade, Fernando Haddad, mencionou que o governo iria enviar essas propostas em conjunto com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.

Conforme Haddad, “o combinado com o é que, se as medidas anunciadas pelo Senado não forem suficientes, a lei orçamentária tem que prever quais seriam, para os anos seguintes, as medidas compensatórias da desoneração”. Nessa perspectiva, o ministro adicionou que o projeto será guiado na forma de lei e poderá ser rejeitado se as previsões do Senado se concretizarem.

Propostas de mais tributos e desoneração da folha de pagamentos 

A substituição da imposto previdenciária patronal de 20% sobre a folha de salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, conhecida uma vez que desoneração da folha de pagamentos, foi implementada em 2011 para setores que demandam muita mão de obra.

A ação, que favorece 17 segmentos e milhões de postos de trabalho, foi estendida até 2027 pelo Congresso, no entanto, foi interrompida pelo Supremo Tribunal Federalista por não ter previsão de fundos para financiar o programa. O Ministro Haddad anunciou um contrato para preservar a “desoneração” em 2024 e principiar a implementar uma cobrança gradual a partir do ano seguinte.As informações são da Revista Oeste. 

Fonte: CRENTE NEWS

Compartilhe seu amor
Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

Artigos: 1561