Na última quinta-feira (29), um incêndio de grandes proporções atingiu a Quinta Ponderosa e o atrativo turístico Morro dos Ventos, ambos localizados dentro da Espaço de Proteção Ambiental de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
Diante da seriedade da situação, o Corpo de Bombeiros mobilizou uma equipe de 22 bombeiros, que foram distribuídos estrategicamente na Região do Morro dos Ventos e na herdade afetada. Para combater o incêndio, as equipes contaram com o esteio de um avião para o detrito de chuva e seis caminhonetes que facilitaram o deslocamento dos profissionais.
Apesar da prenúncio, o Corpo de Bombeiros informou à TV Meio América que o incêndio, que chegou a subir o paredão de Chapada durante a noite, foi controlado e extinto. Com isso, o sítio voltou a funcionar normalmente.
No entanto, o Morro São Jerônimo, localizado no Parque Pátrio de Chapada dos Guimarães, foi fechado para visitação na mesma quinta-feira, devido aos incêndios florestais que continuam a atingir a espaço protegida. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou 19 brigadistas para combater as chamas no parque.
O ICMBio não forneceu uma previsão para a reabertura do Morro São Jerônimo, pois os trabalhos de combate ainda estão em curso. Um relatório divulgado pelo Instituto apontou que um dos incêndios começou na última terça-feira (27), na região do Coxipó do Ouro, dentro do Parque Pátrio. Outro incêndio, detectado em 22 de agosto, teve início fora do parque, próximo a uma instalação de rede elétrica.
Para ajudar a moderar os incêndios, o Parque Pátrio implementou uma estratégia de queima prescrita, que consiste em gerar barreiras controladas para dificultar a propagação do incêndio. Essa técnica tem porquê objetivo minimizar os danos ao ecossistema e prometer um combate mais eficiente e seguro, delimitando áreas de controle e protegendo o envolvente oriundo. Assista mais aquém!