Hoje abordaremos o objecto diagnósticos e Psicanálise, pois, mais do que nunca, a internet dita os rumos da nossa cultura, redes socais, algoritmos, IA (lucidez sintético), teor e a falsa sensação de sermos próximos de pessoas por quem nutrimos pasmo (das mais diversas áreas, pelos mais curiosos motivos).
Entendendo sobre os diagnósticos e Psicanálise
Com um click, estamos dentro de lugares que somente no nosso inconsciente está o porquê de estarmos, você pesquisa aquele artista que simpatiza e pouco tempo depois, anúncios relacionados, agora você pode saber o que ele gosta, de qual forma se veste, com quem foi visto, uma vez que se porta, a falsa sensação de proximidade aumenta, nós somos o engajamento, os tickets de cinema, os ingressos do festival, logicamente eles nos amam.
Nesta sociedade que podemos denominar, “de consumo”, somos a ponte entre os artistas e o sucesso, para galgar o caminho até o topo, é necessário um tropa consistente feito de idolatria.
Um dos últimos grandes momentos da internet, o julgamento, Johnny Depp-Amber Heard. Mostrando exatamente o quanto a internet está presente em todos os contextos e uma vez que ela pode interferir de forma direta, em crimes em investigação, supostas provas e na percepção de quem acusa e quem é indiciado.
Os diagnósticos e Psicanálise: saúde mental
Os transtornos de personalidade são um grupo de problemas de saúde mental que afetam os pensamentos, sentimentos e comportamentos de uma pessoa. Entre os diferentes tipos de transtornos de personalidade, os transtornos de personalidade histriônica e limítrofe são dois dos mais prevalentes na população.
O transtorno de personalidade histriônica é uma requisito de saúde mental caracterizada por um padrão de comportamento excessivo de procura de atenção e frase emocional. Indivíduos com TPH frequentemente adotam comportamentos dramáticos e exagerados para invocar a atenção para si mesmos.
Muitas vezes, altamente dramáticos, entusiastas e paqueradores (e, às vezes, encantam novos conhecidos). Frequentemente agem de forma sedutora e provocativa, dando muita relevância a ar e geralmente com mudança rápida e frase superficial das emoções.
O transtorno de personalidade limítrofe
O transtorno de personalidade limítrofe, é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.
Uma particularidade possante é a presença de pavor/raiva quando imaginam estar sendo abandonados ou negligenciados, em secção por não quererem estar sozinhos. Raiva inadequada e dificuldade para controlá-la, mudanças rápidas no humor e relacionamentos intensos e instáveis, alternando entre idealização e desvalorização da pessoa.
Os atores Johnny Depp e Amber Heard se conheceram em 2009, no set de Quotidiano de um Jornalista Bêbado, em 2012 o relacionamento veio a público, casaram-se em 2015 e permaneceram juntos por quase dois anos.
Os diagnósticos e Psicanálise: relacionamento
Um relacionamento descrito por muitos uma vez que intenso, conturbado e referto de idas e vindas vinha ao termo no ano de 2016, Heard pede o divórcio e uma medida protetiva contra Depp, afirmando que o ator a teria agredido, o processo levaria 18 para ser finalizado, com um consonância de oito milhões de dólares para Heard e um termo de não-difamação, proibindo-os de falar um do outro de forma negativa.
Em 2018, Heard se pronunciou contra Depp aos jornais The Sun (UK) e The Washington Post (USA), quebrando o consonância previamente estabelecido e consequentemente levando o caso aos tribunais em duas ocasiões,
Londres, 2020:
Nascente julgamento demonstrou quanto a opinião pública pode refletir nas decisões tomadas pela lei, movimentos uma vez que o #MeToo tornaram AH, símbolo pela luta contra a violência doméstica, com falas fortes e incisivas, o sentimento de indignação por supostos constantes abusos físicos e mentais tomava conta de toda a internet, o resultado, foi negativo nos tribunais do Reino Unificado, JD perdeu o processo de mordacidade.
Virginia, 2022:
Dois anos em seguida o julgamento em Londres, agora nos Estados Unidos, Depp conta com a liberdade de frase americana, o júri, o julgamento televisionado e novas provas para corroborar com sua narrativa.
Das “evidências” usadas no caso, muitas não eram críveis, restando a incisão, desconsiderá-las. Cronologia de maiores agressões sem registro de vídeo, foto ou áudio. Fotografias alteradas por aplicativos de imagem. Áudios e textos auto-incriminatórios.
Semana em seguida semana, a resguardo de Depp expunha o quanto a narrativa adotada por Heard era maliciosa e de implicações difamatórias. Um relacionamento visivelmente tóxico, que instigava de ambos o pior lado; Depp, a compulsão por drogas e álcool; Heard, picos dos transtornos Borderline e Histriônico.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
O diagnóstico judiciario
A exposição do caso e de seus pormenores, os deixou em destaque, e tornou seus problemas ainda mais públicos. Depp, em seguida inúmeros testemunhos relacionou sua imagem ainda mais ao consumo de drogas e álcool. Heard, em seguida o diagnóstico da psicóloga judiciario, expondo seus transtornos, que de certa forma, contextualiza melhor a pessoa que tantas gravações mostravam.
Ainda em 2022, o caso foi vencido por Depp, e a justiça determinou a Heard o pagamento de indenização por calúnia e mordacidade.
A combinação dos traços de personalidade é única, emoções, sentimentos e atitudes são diferentes em cada pessoa, a nível significativo ou patológico, o envolvente e a genética influenciam muito na forma uma vez que se formam os indivíduos, saber e definir seus próprios limites é uma forma de estimular a empatia pelos limites alheios, muitas vezes certos transtornos impedem que o pensamento simples seja o sustentáculo da vida do sujeito, muitas vezes o levando ao pontos mais altos e baixos de sua própria imensidão.
Desenlace sobre os diagnósticos e Psicanálise
Das declarações, gostariam de deixar cá, duas delas, que ajudaram a nortear oriente texto:
“Nunca foi pelo efeito em festas, mas para tentar entorpecer as coisas internas que podem atormentar alguém que passou por um traumatismo.”
“A sra. Heard relatou que se ele se afastasse para acalmar os ânimos, ela o atacava para mantê-lo presente. Ela preferia rivalizar, a vê-lo ir embora.”
Referências:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-borderline-tpb
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-histri%C3%B4nica-tph
Johnny vs. Amber: O Último Jugamento
Johnny Depp x Amber Heard (NETFLIX)
Johnny X Amber (HBO)
Item escrito por Luiz, estudante de Psicanálise e amante da cultura pop.