Nicolás Maduro recebeu uma delegação do Movimento Sem Terreno do Brasil (MST) na Venezuela, e convidou o grupo que defende a reforma agrária e a melhor distribuição de terras para produzir no país. O encontro aconteceu nesta terça-feira (27/8), no contexto da XI Cúpula da Federação Bolivariana Para os Povos da Nossa América (ALBA-TCP).
O líder chavista usou um boné do movimento durante troço de seu exposição, agradeceu a presença dos integrantes do MST no país e pediu “uma brigada de milénio homens e mulheres” do grupo na Venezuela.
“Convido o MST que também venha com centenas de seus agricultores, que venham produzir na Venezuela”, declarou Maduro. “MST, me envie uma brigada de milénio homens e mulheres do Brasil para produzir em solo venezuelano”, afirmou.
Cenário político incerto
O encontro entre Maduro e membros do MST aconteceu em meio à turbulência política na Venezuela, que vive mais uma crise em seguida a contestada reeleição do herdeiro político de Hugo Chávez.
Além da oposição, troço da comunidade internacional questiona os resultados apresentados e ratificados por autoridades venezuelanas. Até o momento, as atas eleitorais que podem atestar ou não a vitória de Maduro ainda não vieram a público.
Em meio à pressão contra Maduro, o reitor do Recomendação Vernáculo Eleitoral (CNE) – uma espécie de Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Venezuela – apontou irregularidades na suposta reeleição do líder chavista.
Maduro veste boné do MST e diz que movimento enviou “brigada de milénio homens e mulheres” para produzir mantimentos na Venezuela.
Representantes do Movimento dos Sem Terreno participaram de evento com Nicolás Maduro, em Caracas, nesta terça-feira (27).
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/cFMyHwwyo5
— Metrópoles (@Metropoles) August 27, 2024