Pela sexta semana consecutiva, analistas do mercado financeiro aumentaram a projeção da inflação solene para 2024, de congraçamento com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Meão nesta segunda-feira (26).
A expectativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Extenso (IPCA) encerre o ano em 4,25%, ligeiramente supra dos 4,23% projetados na semana anterior. Para 2025, a previsão também subiu, com estimativa de inflação em 3,93%.
Com essas revisões, a inflação projetada se aproxima do teto da meta de 4,5% para leste ano, elevando a pressão sobre o Banco Meão na definição da taxa Selic, que permanece projetada em 10,5% até o final do ano.
A subida nos preços é influenciada por fatores porquê o aumento do petróleo, a seca que pode encarecer a conta de luz e a valorização do dólar, previsto para fechar o ano a R$ 5,32.
Por outro lado, o mercado revisou para cima a previsão de propagação do PIB, que agora deve continuar 2,43% em 2024, superando a projeção anterior de 2,19%. E mais: Lula diz que redes sociais “mostram o lado podre do ser humano”. Clique AQUI para ver. (Foto: Pixa Bay; Natividade: Veja)