Nesta terça-feira, 27, o Club Vernáculo de Football comunicou o óbito do padroeiro Juan Izquierdo no Hospital Albert Einstein. O desportista, de 27 anos, foi hospitalizado na última quinta-feira, 22, depois de desmaiar em campo por conta de uma arritmia cardíaca durante o jogo contra o São Paulo, válido pelas oitavas de final da Despensa Libertadores.
Posteriormente o incidente no estádio Morumbi, Izquierdo foi prontamente transportado ao hospital. No entanto, durante o transporte, o desportista sofreu uma paragem cardíaca e teve que ser reanimado. O relatório médico divulgado no sábado destacou que Izquierdo teve um ataque cardíaco enquanto estava sendo transferido e foi reanimado no hospital. No dia seguinte, testes mostraram uma piora na situação neurológica, com uma “progressão do comprometimento cerebral” e um “aumento da pressão intracraniana”. O padroeiro foi mantido sob cuidados intensivos neurológicos, necessitando de ventilação mecânica. Na segunda-feira, seu estado de saúde era classificado uma vez que “crítico”.
O secretário pátrio de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, revelou que Izquierdo tinha uma arritmia cardíaca diagnosticada há dez anos, durante sua passagem pelo Cerro.
Originário de Montevidéu, o zagueiro estava passando por um período positivo em sua vida profissional e pessoal, comemorando o promanação de seu segundo rebento com a esposa, Selena, e já pai de uma filha de oito anos.
Durante sua curso, Izquierdo seguiu um caminho impressionante, jogando em clubes uma vez que Cerro, Montevideo Wanderers, Peñarol e Atlético San Luis (México), antes de voltar para o Vernáculo em 2021. Ele teve uma estadia no Liverpool, onde ganhou títulos importantes, e retornou ao Vernáculo no primícias deste ano, permanecendo lá até seu falecimento.