Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28), com cerimônia de introdução marcada para as 15h, no horário de Brasília, e seguem até o dia 8 de setembro, com 22 modalidades esportivas.
As competições, assim porquê as festas que iniciam e encerram os Jogos, serão transmitidas pelo meato do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na {sigla} em inglês) no YouTube. Haverá ainda transmissão pelo ducto Sportv2, também com as cerimônias de introdução e fecho, além de natação, goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, futebol de cegos, ciclismo, judô e vôlei sentado. O streaming Globoplay também confirmou cobertura ao vivo.
Nesta edição, a delegação brasileira é composta por 255 atletas com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 pessoas – a segunda maior do mundo. Do totalidade,117 competidoras pelo Brasil são mulheres, formando também a maior participação feminina na história do país. Na edição passada, em Tóquio, o Brasil conquistou 72 medalhas: 22 de ouro, 20 de prata, 30 de bronze, terminando em sétimo no quadro de medalhas.
Edição: Geisa Marques