Santa Catarina, maior polo pesqueiro do Brasil, deu um importante passo para fortalecer o setor com o lançamento de uma novidade plataforma do dedo, que permitirá ao governo estadual oferecer um suporte mais eficiente à pesca, com foco privativo nos pequenos pescadores.
O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) e contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Epagri.
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
PARTICIPE DO CANAL
Durante o reza, o governador ressaltou que a geração da Secretaria de Aquicultura e Pesca preenche uma vazio histórica no estado, que possui um vasto litoral e grande potencial no setor pesqueiro.
A novidade plataforma permitirá uma melhor compreensão das necessidades dos pescadores, possibilitando a destinação de recursos adequados, uma vez que subsídios, créditos e outras formas de suporte.
“Agora, com aproximação aos dados, ao conhecimento, vamos poder ajudar ainda mais, principalmente o pequeno pescador, para que ele trabalhe mais feliz e cuide melhor da família”, afirmou Jorginho.
A plataforma será integrada ao Observatório Agro Catarinense e oferecerá informações detalhadas sobre as espécies mais capturadas, a produtividade por município e a influência da pesca em suas diferentes modalidades. Esses dados estarão disponíveis no site da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca a partir do próximo ano.
“Será verosímil planejar a atividade de forma profissional, com base em informações estratégicas”, explicou o secretário Tiago Bolan Frigo.
Atualmente, Santa Catarina se destaca uma vez que o maior produtor vernáculo de ostras e mexilhões, além de ser uma referência na geração de tilápia e truta. As cidades de Itajaí e Navegantes são conhecidas pela pesca industrial, enquanto Florianópolis e Laguna são líderes na pesca artesanal.