O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania confirmaram o nome do apresentador José Luiz Datena porquê candidato a prefeito de São Paulo. A convenção para o proclamação aconteceu no plenário da Tertúlia Legislativa (Alesp) na manhã deste sábado (27) e foi marcada por confusão.
Um grupo do próprio PSDB que é contrário à candidatura de Datena tentou entrar no sítio, mas foi impedido por outros integrantes do partido.
A Polícia Militar (PM) chegou a ser chamada e teve que encurralar o plenário para que a convenção seguisse. Do lado de fora, o ex-presidente do PSDB, Fernando Alfredo, disse a jornalistas que vai entrar na Justiça para impugnar a decisão que colocou Datena na disputa.
Ele disse também que vai registrar um boletim de ocorrência por ter sido ferido na mão durante a confusão.
José Luiz Datena tentou conversar com os manifestantes, mas não foi muito recebido. O grupo reagiu jogando objetos e chuva no apresentador.
Ele não falou com a prelo. Mas o candidato a vice na placa, José Aníbal (PSDB), deu entrevista no sítio e disse que a definição pelo nome de Datena foi consensual na legenda.
Aníbal afirmou ainda que a candidatura vai ter foco em propostas para a segurança pública, mobilidade urbana e geração de trabalho e renda em regiões periféricas da capital.
Datena tem 67 anos e é espargido por apresentar programas policiais na TV. Ele já anunciou candidatura à prefeitura e ao Senado outras quatro vezes, mas desistiu de concorrer em todas essas ocasiões.
Edição: Thalita Pires
Brasil de Trajo