Qual é o Melhor Microfone Para usar na Igreja? Descubra agora.

07 jul 2017

 

Uma vez eu preguei uma mensagem que eu acreditava ser um dos meus melhores. Mas depois assisti à gravação em vídeo. Fiquei horrorizado! Meu microfone estalou e chiou durante toda a mensagem. Aquilo foi perturbador e embaraçoso. Isso já aconteceu com você? Um grande sermão pode ser estragado por um microfone ruim. E os principais problemas causado por microfones ruins são:

 

  • Retorno
  • Sons de estalidos
  • É tão cocuruto que dói nos ouvidos.
  • É tão grave que as pessoas não podem ouvi-lo.
  • Para de funcionar e você fica sem saber o que fazer.

 

Quando um microfone é bom sua voz é clara, mas quando o microfone é ruim, distrai a audiência e faz o sermão retrogredir. Logo qual é o melhor microfone para ajudá-lo a pregar com nitidez, limitando as distrações?

 

Continue lendo. Vamos listar cá algumas opções de microfone de púlpito, portátil, lapela ou Headset.

 

Microfone de Púlpito

 

O microfone de púlpito é o mais velho. Uma vez que seu nome sugere, ele fica anexado ao púlpito. Pode ser bom para situações nas quais várias pessoas vão falar do púlpito – porquê em uma cerimônia de velório ou de batismo.

 

Leia também: 10 Dicas Para Transmissão de Doutrinado Online

 

Entretanto, é frequentemente visível na frente do pregador. Ele prende o pastor ao púlpito porque o som diminui quando ele se afasta do microfone. E se o pastor não permanecer no mesmo lugar, com a cabeça apontando para o microfone, o nível do som varia.

 

Se você quer dar ao seu sermão uma sensação mais acadêmica ou tradicional, e se você prega diretamente a partir de um manuscrito, esse microfone pode ser a sua escolha. Nesse caso, o Shure MX418D é uma boa escolha. Caso contrário, eu recomendo escolher uma opção dissemelhante.

 

Microfone Portátil

 

Eu conheço pastores que preferem um microfone de mão sem fio. O microfone portátil oferece flexibilidade para o pastor ter controle sobre o volume, ao segurá-lo mais longe ou mais perto da boca. Se o pastor gosta de gritar ou de sussurrar, pode segurar o microfone mais perto ou mais longe para obter o efeito desejado.

 

No entanto, técnicos de som muitas vezes não gostam de microfones portáteis, porque o pastor tem muito controle! O técnico pode ter dificuldade em manter um nível de volume ordenado. Se o pastor segurar o microfone muito longe da boca, o técnico terá de aumentar o nível e aventurar provocar retorno. Microfones de mão também limitam seus gestos, uma vez que uma mão estará sempre ocupada com o microfone.

 

Embora eu não prefira esse tipo de microfone para a pregação, eu sabor muito dele para outras pessoas no púlpito – vocalistas, irmãos que leem recados, palestrantes, papos sobre confraria, leitura das Escrituras ou entrevistas. É um microfone fácil para as pessoas usarem, passarem para outras e se sentirem confortáveis com o seu manuseio. Eu recomendo iniciar com o Shure PG58 e o receptor BLX288 duplo. Shure é uma das melhores e mais confiáveis marcas.

 

Microfone de Lapela

 

Microfones de lapela (também chamados de Lavalier) eram populares nas igrejas há anos porque ofereciam uma opção sem fio menos visível. Pode perceber que um monte de programas de entrevistas na TV utiliza esse estilo de microfone. Por que não usá-lo também em igrejas? Infelizmente, microfones de lapela não são ideais para grandes ambientes. Eles são muito mais fáceis de controlar em um estúdio de televisão do que em um envolvente porquê uma igreja ou um concerto ao vivo, no palco.

 

Leia também: 7 Melhores Plataformas Para Transmissão de Doutrinado ao Vivo

 

A maioria das igrejas deixou para trás o uso do microfone de lapela porque é difícil concertar o nível de som sem ter retorno ou excesso de rumor. Se você preferir o microfone de lapela, eu ouvi muitos elogios ao sistema Sennheiser. Mas eu o aconselho a fazer a prelecção de moradia e se reconhecer de que esse é o microfone evidente para você (e para o seu envolvente de pregação) antes de fazer o investimento.

 

Microfone Headset

 

O microfone headset é de longe a escolha mais popular dos pregadores hoje em dia, e é o meu preposto. Técnicos de som gostam dele porque oferece um som mais simples, completo e controlado, já que é posicionado perto da boca do pastor.

 

Os pastores gostam dele porque suas mãos ficam livres. O microfone é sem fio, permite que eles se movam ao volta do púlpito e proporciona um som de qualidade. Meu único problema com o microfone headset é que eu me movimento muito. Se não for posicionado corretamente, ele pode se movimentar e desabar do meu ouvido, se alongar da minha boca ou chegar perto demais do meu rosto.

 

Outro problema do mau posicionamento é o retorno ou plosivos (o som do ar causado quando se pronuncia o “p”). É por isso que eu recomendo comprar um que se juntura em ambos os ouvidos. Se você quer um microfone de fone de ouvido top de risca, eu sabor do Countryman H6. Se procura um tanto um pouco mais conseguível, vale a pena dar uma olhada no Shure MX153.

 

Nota: Quando se trata de equipamento de som, o barato geralmente sai dispendioso. Um microfone mais barato, mesmo que soe muito, pode não porfiar tanto quanto um microfone de qualidade. Se você puder, sugiro que guarde moeda e invista em um microfone de qualidade.

 

Esses são os microfones que eu uso ou que me foram recomendados por pessoas em quem confio.

 

Que microfone você usa para pregar? Deixa sua mensagem cá nos comentários.


Compartilhe seu amor
Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

Artigos: 1531