A Bíblia diz que pelo menos um parelha de cada espécie de bicho entrou na cofre de Noé. A regra universal era um viril e uma fêmea de cada espécie, para preservar a inconstância de vida na terreno (Gênesis 6:19-21).
Deus levou até Noé representantes de cada espécie bicho que não conseguia viver na chuva. Deus também mandou levar mais representantes dos animais puros e das aves, porque esses animais eram usados uma vez que sacrifícios. Noé logo levou sete casais dos animais puros e das aves mas somente um parelha de todos os outros animais (Gênesis 7:2-3).
Veja cá a história da vida de Noé.
Havia espaço suficiente?
A cofre de Noé era um navio muito grande. Tinha murado de 135 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13,5 metros de fundura e estava dividida em três andares (Gênesis 6:14-16). Isso é muito espaço!
A questão do espaço também depende do tamanho do dilúvio. A Bíblia diz que o dilúvio cobriu toda a terreno. Existem algumas interpretações diferentes do que isso significa:
- O planeta todo – essa é a tradução mais literal; se o dilúvio encheu o planeta todo, logo a cofre levou várias dezenas de milhares de animais
- O mundo publicado – o propósito principal de Deus era expelir a humanidade, que nesse tempo poderia morar somente numa região da terreno; se o dilúvio atingiu somente secção da terreno, logo a cofre levou relativamente poucos animais
De combinação com a ciência, existem muitos milhares de espécies animais diferentes no mundo. Mas não sabemos qual era o concepção bíblico de “espécie”. Se a definição de “espécie” era maior e englobava mais animais, seriam necessários menos animais na cofre, mas se fosse mais estrito, a cofre levaria mais animais. Por isso, não podemos calcular com certeza quantos animais entraram na cofre.
De qualquer jeito, algumas pessoas calculam que a cofre tinha capacidade para acomodar algumas dezenas de milhares de animais, junto com comida e chuva. O mais importante é que Deus criou uma forma de preservar a vida na terreno, porque Ele nos patroa e não queria destruir tudo. Deus não desiste de nós. Ele quer nos salvar (1 Pedro 3:20-21).