Quem foi Balaão? É verdade que a jumenta falou com ele?

Você sabe quem foi Balaão? Já ouviu falar sobre uma jumenta que falou com um vaticinador?

Logo você vai entender agora o contexto onde tudo isso aconteceu, pois o ensinamento mais importante não foi a urgência de um bicho falar com um varão.

INTRODUÇÃO

O personagem do “vaticinador” Balaão aparece pela primeira vez em Números, o quarto Livro da Torá, no capítulo 22. Quando o povo de Israel estava acampado nas planícies de Moabe.

Antes de chegar em Moabe os hebreus venceram os cananeus, os amonitas e o povo de Basã, mas morreram picados por serpentes que o Senhor enviou no meio do povo devido a murmuração. Aliás inimigo que o manteve por tanto tempo no deserto. Porém Balaque, rebento de Zipor, rei dos moabitas só conhecia as vitórias de Israel, portanto estava apavorado.

Acontece que Moabe perdeu terras em combate contra os amonitas, porém eles foram derrotados pelos hebreus.

Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, e tinha tomado da sua mão toda a sua terreno até Arnom.

Números 21:26

Logo Balaque sabia que não venceria seu inimigo somente com armas naturais. Por isso decidiu contratar um famoso mágico para praguejar Israel e assim conseguir derrotá-lo.

Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me oriente povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei melindrar e lançar fora da terreno; porque eu sei que, a quem tu abençoares será venturoso, e a quem tu amaldiçoares será precito.

Números 22: 6

Os líderes de Moabe e os de Midiã partiram, levando consigo o preço para os encantamentos mágicos. Quando chegaram, comunicaram a Balaão o que Balaque tinha dito.

Números 22:7

Balaão consultou ao Senhor e a princípio não aceitou a proposta, nem acompanhou os mensageiros de Balaque. Mas Balaque aumentou consideravelmente a oferta e o vaticinador seguiu viagem com seus mensageiros, porém afirmou que só falaria o que Deus permitisse. Assim porquê alguns profetas dos nossos dias ele conhecia e temia o Todo Poderoso, mas não obedecia. 

QUEM FOI BALAÃO

O “vaticinador” Balaão dos quais nome significa voraz ou vândalo do povo, nasceu no país de Aram, em um lugar chamado Petor, que fica nas margens do rio Eufrates. Ele era rebento de Beor, que também foi pai de Bela rei de Edom por volta de 1600 a.C.

Apesar de citado porquê vaticinador, não era um vaticinador de Deus. Ele conhecia o Deus de Israel e sabia o quão poderoso Ele é, mas era um adivinho porquê visto em Josué 13:22. E um famoso encantador ou mágico. 

Também os filhos de Israel mataram à gládio a Balaão, rebento de Beor, o adivinho, com os outros que por eles foram mortos.

Josué 13:22

O curioso é que Balaão consultava ao Senhor e Deus o respondia. No entanto ele não usou seus dons e seu conhecimento para beneficiar as pessoas, mas sim, em proveito próprio. Para ter renome, poder e moeda. 

Por termo oriente vaticinador trambiqueiro morreu na guerra em que os israelitas venceram os midianitas, que ajudaram os moabitas a corrompê-los com imoralidade e idolatria. 

Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, rebento de Beor, mataram à gládio.

Números 31:8

Não fosse o seu coração corrompido poderia ter realmente sido um vaticinador de Deus. 

Jumenta de Balaão

POR QUE A JUMENTA FALOU COM BALAÃO?

O Senhor permitiu que Balaão acompanhasse os líderes de Balaque, mas ficou irado com ele. Por fim sabia que desejava no coração praguejar o povo de Deus para permanecer com os benefícios oferecidos pelo rei de Moabe. Logo colocou um querubim diante do projeta, porém só a jumenta via o querubim com uma gládio enorme diante deles. O vaticinador estava cego pela ganância porquê muitos líderes atualmente.

A jumenta se desviou do caminho, imprensou o pé de Balaão na parede e quando não teve outra opção deitou-se embaixo dele, sendo espancada por ele nos 3 episódios. Logo o Senhor permitiu que a jumenta falasse para se tutorar.

Logo o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?

Números 22:28

Louco, né. Mas o vaticinador conversou com a jumenta, porém só entendeu o comportamento dela quando o Senhor abriu seus olhos para ver o querubim com a gládio desembainhada. Pois ele repreendeu Balaão dizendo que não fosse a jumenta ele já estaria morto.

Deus queria tão somente que o vaticinador obedecesse sua ordem de proferir somente o que Ele mandasse, mas precisou usar um bicho para invocar sua atenção. Pois Ele usa quem quer para satisfazer seus propósitos entre o seu povo.

Quero esclarecer ainda que segundo a Bíblia Balaão possuía uma jumenta, que é um equino, e não uma mula, que é a fêmea que nasce do intercepção de uma guincha com um jumento. 

O CONSELHO OU DOUTRINA DE BALAÃO

Balaão não acompanhou os anciãos dos midianitas e moabitas, mas depois seguiu os príncipes de Moabe. Todavia sabia que não poderia praguejar os israelitas, pois o Senhor já os havia venturoso. 

Logo ele subiu aos altos de Baal, viu uma secção do povo, ofereceu holocaustos, mas abençoou ao invés de praguejar. O mesmo aconteceu no cume de Pisga e no cume de Peor. Por isso Balaque ficou irado. 

Porquê não podia praguejar os hebreus, mas queria a recompensa, Balaão deu um sugestivo juízo a Balaque. Que ele infiltrasse  no meio do povo de Deus idolatria e prostituição. Pois assim ele não precisaria lutar contra o povo, porque Deus se viraria contra eles.

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a fundamento de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem. 


Apocalipse 2:14

Logo Balaque enviou Cosbi, filha do príncipe dos midianitas juntamente com outras belas mulheres para subornar o povo de Deus. Que se desviou dos caminhos do Senhor prostituindo-se moral, e espiritualmente com as moabitas. 

Logo o Senhor se irou contra Israel e enviou uma praga que matou dentre eles vinte e quatro milénio. Pois a depravação era tamanha que não respeitaram Moisés e a Tenda do Encontro. Porém a praga cessou quando Finéias, rebento do sacerdote Eleazar, com uma lança matou os dois.

Ainda assim quando os povo de Israel guerreou com os midianitas e os venceu, eles mataram Balaão, os reis e os homens, mas pouparam as mulheres que os fizeram pecar. Esse roupa mostra o quanto seu coração foi corrompido.

Eis que estas foram as que, por juízo de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor.

Números 31:16

Assim Balaão destruiu um grande número de hebreus, quando fez que Deus se virasse contra o seu povo. E desta maneira satanás continua fazendo em nossos dias.

CONCLUSÃO 

Balaão foi um falso vaticinador, que acreditava e temia o Deus altíssimo, no entanto seguia a outros deuses e costumes pagãos. E usava os dons que recebera para satisfazer os propósitos do diabo ao invés da vontade de Deus. 

Infelizmente esse falso vaticinador é mais espargido pelo incidente em que sua própria jumenta o advertiu, do que pelo tropeço que lançou diante do povo de Deus. Tropeço oriente que ainda provoca muitas mortes físicas e espirituais em nosso meio.

Observe que você só encontra na Bíblia advertências sobre o personagem Balaão, sendo alguns deles seu prêmio, sua fundamento ou seu juízo. Cuja referências encontram-se em 2 Pedro 2:15 e Apocalipse 2:14.

Levante foi o testemunho de um varão que ouvia Deus falar e tinha os olhos abertos. Logo faça dissemelhante para que seus frutos sejam para Glória de Deus e não para sua deshonra.

Shalom lehitraot!

Post – Quem foi Balaão?
Tags – Quem foi Balaão?, Balaque, juízo de Balaão, fundamento de Balaão, mula de Balaão, tropeço de Balaão
Post Relacionado – O que é a Torá ou Torah? – Porquê transpor do Deserto.

TENHO O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Sabe qual o sigilo dos MAIORES pregadores, professores e estudantes da bíblia?

Eles sabem no mínimo o vital do vital de tradução BÍBLICA e HEBRAICO.

Descubra as TÉCNICAS para ser um pregador diferenciado e de cumeeira impacto.

Tags: Balaque | Recomendação de Balaão | Ensinamento de Balaão | Mula de Balaão | Quem foi Balaão | Tropeço de Balaão



Compartilhe seu amor
Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

Artigos: 1561