Quem foi o Profeta Jonas [Todo Segredo Revelado]

O Livro do Vidente Jonas é um dos livros mais polêmicos da Bíblia por ser repleto de milagres e principalmente porque esses milagres acontecem com um vidente insubordinado.  Mas não é nem de longe uma história para crianças.

INTRODUÇÃO

Para compreender a história narrada no livro de Jonas é necessário saber quem ele era, de onde veio, e porquê não queria ir pregar em Nínive. Será que você iria?

Oriente livro não é sobre uma “baleia” que engoliu um varão de Deus, mas sobre a misericórdia de Deus sobre um povo cruel, um povo gentil. 

Leia esse cláusula até o final e acabe com muitas de suas dúvidas…ou pesquise mais sobre o matéria para confirmar o que lê.

Quem foi o Vidente Jonas?

O nome Jonas vem do judeu Yonah, mesma raiz que deu origem ao nome pomba (יוֹנָה).

O Vidente Jonas era hebreu do setentrião do Reino de Israel, oriundo de Gade-Hefer, que fica em Zebulom, ao Setentrião de Nazaré, na Galiléia. Isso mesmo, Jonas era galileu. Yoná ben Amitai, significa que Yoná, Jonas era rebento de Amitai, que também foi vidente, e das quais nome significa “minha verdade”. Portanto Yoná ben Amitai significa Jonas, rebento da verdade. 

Registros Bíblicos

O Livro de Jonas é o quinto dos 12 profetas menores incluídos no Tanakh, que segundo estudiosos viveu no início do século VIII a.C., e profetizou durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II.

Nesse tempo Israel era dividido entre Reino do Setentrião, que era Israel, formada por 10 tribos, incluindo Zebulom, cuja capital era Samaria. E Reino do Sul, que era Judá, formada por 2 tribos, cuja capital era Jerusalém. Portanto Jonas profetizou sobre o Reino do Setentrião.

A primeira aparição de Jonas na Bíblia ocorre no livro de 2 Reis 14.25 quando se confirma sua profecia sobre a instalação das fronteiras de Israel desde a ingressão de Hamate até o mar da planícies. Depois tudo que está relatado sobre Jonas na Bíblia encontra-se no livro com seu nome.

Portanto o projeta Jonas não surgiu do zero no livro de Jonas sem contexto qualquer, embora pareça num primeiro momento. Ele era reconhecido no meio do povo dele.

Navio naufragando por causa do profeta Jonas

Ordem de Deus e rebelião do Vidente Jonas

O livro de Jonas começa com uma ordem do Deus de Israel, que mandava ele se levantar e ir pregar para a grande cidade de Nínive, porque a malvadeza dos ninivitas desagradou ao Senhor. Mas o vidente se levantou, foi para o porto de Jope, e pegou um navio em sentido contrário, para Társis.

Devido sua rebelião, Deus enviou uma grande tempestade que quase quebrou o navio onde estava. Mas enquanto todos os marinheiros estavam desesperados clamando aos seus deuses para acamar a tempestade, Jonas foi encontrado dormindo. Veste que irritou os demais.

A Bíblia diz que os marinheiros lançaram sortes e o “sorteado” foi Jonas. Portanto ele confirmou que a tempestade era por culpa de sua rebelião a uma ordem do seu Deus e que ele deveria ser jogado no mar para que a tempestade cessasse.

Os marinheiros,  à princípio recusaram a teoria, mas o mar não se acalmava e no sorteio Jonas foi considerado culpado, portanto o lançaram ao mar, e levante se acalmou.

Pode parecer estranho uma pena baseada em um sorteio, mas era uma pratica geral, inclusive entre o povo de Israel, no Macróbio Testamento, onde os Sacerdotes usavam o Urim e Tumim para saber a vontade de Deus, ou dar uma sentença. Porquê provavelmente ocorreu também na pena de Acã, em Josué 7.16-18.  

O Vidente Jonas é engolido por um grande peixe

Cá está o relato mais espargido do livro de Jonas, e também o que razão mais discussões, pois ao invés de morrer afogado porquê esperavam os marinheiros, um grande peixe o engoliu. Acha que isso é sem razão, mas não é.

O cachalote, maior dos cetáceos com dentes, na verdade o maior bicho com dentes que existe povoava o mar Mediterrâneo naquela quadra. Acontece que esse bicho costuma transportar seus bebês doentes na boca, que é grande porquê um pequeno quarto, e leva-os à tona.

Embora o resgate de humanos por esses animais seja incomum existem relatos semelhantes ao que ocorreu com o vidente. O caso mais famoso ocorreu com um marujo naufragado inglês, que teria sido salvo por um cachalote perto das ilhas Malvinas durante a Primeira Guerra Mundial.

Segunda a Bíblia Jonas passou três dias e três noites dentro do peixe e depois se arrepender e rezar insistentemente ao Senhor foi vomitado em terreno seca. Provavelmente no mesmo lugar de onde ele saiu, pois Deus lhe dá novamente a mesma ordem.

Pregação do Vidente Jonas em Nínive

Finalmente depois ser lançado em terreno, o vidente Jonas pregou aos ninivitas conforme Deus havia ordenado e a cidade naquele momento se arrependeu de seu vício e foi poupada por Deus. Veste que aborreceu o vidente.

Nínive era uma cidade grande e poderosa que era capital do temido poderio da Assíria, que sempre atacava Israel e durante o reinado de Acaz subiu contra Damasco, e tomou-a e levou cativo o povo para Quir, e matou a Rezim. Porquê podemos ler em 2 Reis 16.9.

Portanto, executar a ordem do Senhor era bastante perigoso, principalmente porque diante do contrição do povo, Deus não executaria a sentença e ele seria considerado um falso vidente. Outrossim, Jonas achava que os ninivitas por razão da sua malvadeza, não mereciam a misericórdia de Deus.

Os assírios eram um temido inimigo de Israel e com razão, pois 52 anos depois o término do reinado de Jeroboão II, eles exilaram as 10 tribos que pertenciam ao reino do Setentrião. Jonas já pressentia isso, e por razão de seu paixão e fidelidade ao povo de Israel arriscou sua vida indo contra uma ordem do grande Deus.

Arrependimento do ninivitas

A Misericórdia de Deus

O Vidente Jonas ficou muito enfadado porque Deus poupou o povo de Nínive depois o seu contrição, porque na opinião dele aquele povo não merecia perdão. Portanto ele disse ao Senhor que não queria ir lá pregar porque não queria que aquele povo fosse perdoado.

Você verá o surgimento milagroso de uma aboboreira para fazer sobra para Jonas. A vegetal nasceu em um dia e no dia seguinte morreu, mas ele lamentou pela morte dela.  Portanto Deus usa a aboboreira para explicar sobre misericórdia para o vidente.

A aboboreira surgiu na história com um propósito e não era fazer sobra, mas mostrar a prestígio da vida. A vida da vegetal foi mais importante para o vidente do que a vida de mais de 120 milénio pessoas que não tinham nenhum discrição sobre as coisas de Deus. Não sabiam a diferença entre a mão direita e a mão esquerda, pois eram completamente ignorantes sobre Deus.

Mas não julgue o vidente Jonas, pois se você é do tipo que acha que bandido bom é bandido morto também não iria em uma comunidade dominada pelo tráfico pregar contrição para o dirigente da partido. Enfim, você crê que eles são bandidos cruéis e que não merecem salvação.

Outra Curiosidade sobre o vidente Jonas

Segundo escritos do Midrash e Talmud o vidente Jonas era rebento da viúva de Sarepta, que alimentou o vidente Elias. Ele foi portanto, o menino que Elias ressuscitou e posteriormente tornou-se seu discípulo e depois sua promoção, discípulo de Eliseu. 

Apesar de fazer sentido, inclusive pelo indumentária de ser o único vidente de Israel enviado a pregar a um povo pagão, merece um olhar sisudo por não estar na Bíblia, mas somente em escritos judeus.

Outro indumentária que merece destaque é que o livro de Jonas é muito importante para os judeus, tanto que é lido nas sinagogas nas últimas horas de Yom Kipur (o dia do perdão).  Enfim, esse é o tema mediano do livro, contrição e perdão.

CONCLUSÃO

Infelizmente, 125 anos da sintoma do contrição diante da pregação de Jonas. Nínive voltara aos antigos pecados de idolatria, inclemência e brutalidade. Mas Deus lhes deu uma oportunidade de salvação porquê tem oferecido a nós, embora indignos.

Jonas foi o Messias dos ninivitas, que passou 3 dias no ventre do inferno e ressurgiu pregando contrição. Veste citado por Jesus durante o seu ministério terreno.

Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será oferecido, senão o sinal do vidente Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

Mateus 16.4

Jesus sofreu e morreu por nós, portanto ressuscitou depois 3 dias para alcançarmos a salvação mediante o contrição.  E Ele fez tudo isso por pecadores, que muitas vezes também rejeitam o Seu sacrifício voltando as velhas práticas pecaminosas e crucificando-o novamente.

Portanto, reflita antes de julgar, pois nenhum de nós merece zero de Deus, mas recebe por sua infinita misericórdia e perdão.

Post – Quem foi o Vidente Jonas

Tags – Vidente Jonas, Jonas foi engolido por um peixe, Nínive, rebelião, misericórdia, contrição

Posts Relacionados – Perdoar: 4 dúvidas frequentes sobre o perdão

Olhos Ungidos: 4 colírios para limpar sua visão místico

Início » Quem foi o Vidente Jonas

O QUE VOCÊ SABE SOBRE O FIM DOS TEMPOS?

Você conhece os sinais que antecedem o impulso?

Compreende quando será a grande tribulação e o milênio?

Sabe tudo sobre o pensamento final?

Se nenhum desses assuntos te interessa você pode voltar para o site e ler outro cláusula.

Mas se você é um cristão que reconhece a prestígio de saber profundamente sobre ESCATOLOGIA BÍBLICA clique no botão inferior para mais informações.

Tags: contrição | rebelião | Jonas foi engolido por um peixe | misericórdia | Nínive | Vidente Jonas



Compartilhe seu amor
Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

Artigos: 1571