O Recomendação Vernáculo Eleitoral (CNE) da Venezuela atualizou nesta sexta-feira, 2, os resultados das eleições presidenciais realizadas no último domingo. Com 96,87% dos votos apurados, o órgão manteve praticamente os mesmos números anunciados anteriormente, com Nicolás Maduro liderando com 51,95% dos votos. O candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, ficou com 43,18%.
O proclamação foi feito por Elvis Amoroso, presidente do CNE e ex-deputado do Partido Socialista Uno da Venezuela (PSUV), partido de Hugo Chávez e de Maduro. No primeiro boletim, divulgado na madrugada de segunda-feira, 29, Maduro já aparecia com 51,2% dos votos, enquanto Urrutia tinha 44,2%.
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
Os resultados, no entanto, são contestados pela oposição. Eles afirmam que, com base em 80% das atas das sessões de votação, Urrutia venceu em todos os 24 estados do país, acumulando 70% dos votos, enquanto Maduro teria unicamente 30%. A diferença de 40 pontos percentuais seria a maior margem de vitória na história das eleições venezuelanas.
Enquanto o CNE não divulgou as atas que comprovam a escrutinação dos votos, a oposição disponibilizou esses documentos em um site, promovendo transparência totalidade e permitindo que qualquer pessoa verifique os resultados. A divergência entre os números oficiais e os apresentados pela oposição alimenta ainda mais as acusações de falta de transparência e fraude no processo eleitoral.