Um “incidente grave de segurança cibernética”, deixou sistemas internos do governo federalista fora do ar nesta quarta-feira (24). Em nota, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) afirmou que o problema “se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Vernáculo”. A Polícia Federalista (PF) e a Sucursal Brasileira de Lucidez (PF) vão investigar se o caso se houve um ataque hacker.
Ainda segundo o ministério, o sistema faz a gestão de processos administrativos de órgãos públicos, uma vez que o Juízo de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e nove ministérios, entre os quais próprio Ministério da Gestão, Quinta, Povos Indígenas, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Microempresa, Previdência, Paridade Racial e Mulheres.
O MGI afirma ainda que “não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via gov.br“, e informa que as equipes do ministério estão “tratando o incidente” para o reestabelecimento dos serviços o mais breve verosímil.
O ministério não informou que tipo de incidente teria ocorrido e se houve qualquer dano ao sistema ou tomada de dados. Na manhã desta quarta-feira (24), passou a circundar uma mensagem entre os funcionários da Esplanada informando a suspensão do funcionamento do SEI “em virtude de um incidente grave de segurança cibernética”.
A mensagem interna dizia ainda que poderiam ter sido afetados outros sistemas, uma vez que o Compartilha Serviços (CITSmart), utensílio que permite gerenciar solicitações e demandas entre os ministérios e o sistema Contratos.gov.br.
Edição: Thalita Pires
Brasil de Vestuário