Riscos Potenciais do Acionamento do Airbag: Pressão Subida e Fragmentos Metálicos
Se o airbag for acionado, a pressão pode ser extremamente subida, causando a projeção de fragmentos de metal dentro do veículo. Essa situação pode resultar em lesões graves ou mortais
Pode parecer uma ironia do tramontana, mas não é. O “airbag”, um dispositivo de segurança projetado para preservar vidas, está apresentando falhas e sendo acionado de maneira incorreta.
Acredita-se que existem 5 milhões de carros circulando globalmente com “airbags defeituosos”.
O gigantesco recall afeta os produtos da marca Takata utilizados por 17 fabricantes, produzidos no período de 2001 a 2018. A vácuo identificada desencadeou um alerta global para a substituição da peça.
No totalidade, sete indivíduos no Brasil já perderam a vida devido ao acionamento incorreto e em acidentes de reles impacto, isto é, em circunstâncias onde a fatalidade não foi causada pelo impacto.
Estima-se que existem aproximadamente 2,5 milhões de veículos em circulação que apresentam problemas no componente. O defeito é causado pelo uso do “nitrato de amônio” para ativar a bolsa.
O formado químico, ao longo dos anos em exposição com umidade e calor, passa a desgastar os metais, gerando a ação explosiva.
Porquê consultar se seu sege possui defeito:
- 1. Separe o número do chassi do sege ou da placa;
- 2. Acesse o site da Secretaria Vernáculo de Trânsito ;
- 3. Preencha os campos correspondentes;
- 4. Clique em Buscar;
O que devo fazer se o veículo estiver envolvido?
Se surgir um resultado de recall, entre em contato com a operário do seu veículo para a substituição gratuita do equipamento.
O “recall”, mencionado no primeiro cláusula do Código de Resguardo do Consumidor, tem porquê objetivo fazer com que o fornecedor evite ou tente evitar, mesmo que de forma tardia, que o consumidor seja prejudicado ou sofra qualquer perda devido a um defeito que o resultado ou serviço possa ter mostrado depois ser comercializado.
De conformidade com as pesquisas conduzidas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a entidade americana encarregada da segurança rodoviária, a deterioração da substância utilizada pela Takata modificou as propriedades do airbag, fazendo-o tornar-se excessivamente explosivo.
Assim, unicamente em 2014, depois várias explosões, a Takata foi identificada porquê a principal responsável, momento em que as outras montadoras começaram a se preocupar com a questão.
Somente no Brasil, de conformidade com dados fornecidos pela Secretaria Vernáculo do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, existem 4.352.428 carros envolvidos. No entanto, o chamado não atingiu nem metade desses veículos, deixando mais de 2 milhões de carros em circulação com o perigoso risco dos “airbags mortais”. Veja mais notícias sobre carros em MotorPost.