Silvio Santos: Uma retrospectiva de suas tentativas na política brasileira
Silvio Santos, que morreu aos 93 anos no sábado (17), tentou concorrer na eleição presidencial de 1989, a primeira eleição direta posteriormente um quarto de século. No ano anterior, o proprietário do Sistema Brasílico de Televisão (SBT) já havia tentado se candidatar à prefeitura de São Paulo.
O empresário se associou ao Partido Municipalista Brasílico (PMB) em 1989, um partido que acabou posteriormente essa eleição. A candidatura só foi formalizada quinze dias antes do primeiro vez. Todavia, a candidatura foi contestada por partidos políticos e foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro, uma semana antes da votação.
A candidatura de Silvio Santos foi impugnada pelo TSE por duas razões: ele era o proprietário de uma emissora de televisão, que é uma licença pública, e a rapidez em sua candidatura levou Armando Corrêa a renunciar em seu obséquio, com poucos dias restantes para a eleição. Devido ao tempo restrito, o nome que apareceria na cédula no dia da votação seria o de Corrêa. Portanto, a campanha de Silvio teve que esclarecer que, para votar nele, era preciso selecionar o nome de Corrêa na cédula.
Mesmo não tendo sido bem-sucedida, a tentativa de Silvio Santos causou motim no processo eleitoral. Em um de seus anúncios, o apresentador enfatizou sua experiência porquê vendedor ambulante e destacou quatro áreas de interesse: comida, saúde, moradia e ensino. Em um período de subida inflação, ele prometeu enfrentar o aumento dos preços e ajustar os salários dos trabalhadores.
A música tema de sua campanha foi uma versão adaptada da cantiga tradicional do Programa Silvio Santos, que vai ao ar todas as tardes de domingo. A letra modificada para a disputa pela presidência proclamava “Silvio Santos já chegou”, ao invés de “Silvio Santos vem aí”.
A vitória de Fernando Collor (PRN) marcou o desfecho da eleição de 1989, onde ele conseguiu derrotar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo vez, ocorrido em 17 de dezembro. Paulo Maluf (PDS) e Leonel Brizola (PDT) também estavam na disputa pela presidência além de Collor e Lula.
Silvio Santos tentou disputar a prefeitura de São Paulo em 1988
A primeira tentativa do proprietário do Sistema Brasílico de Televisão (SBT) de disputar uma eleição ocorreu em 1988, para o função de prefeito de São Paulo. No entanto, a candidatura de Silvio Santos não foi oficializada na idade, pois a iniciativa não progrediu.
O empresário, já visto porquê um dos maiores apresentadores da TV brasileira, buscou tornar verosímil sua candidatura através do Partido da Frente Liberal (PFL), que agora é publicado porquê União Brasil. Depois duas falhas, Silvio não tentou novamente concorrer a cargos públicos.