Você Fica Nervoso Antes de Pregar?

10 jul 2018

 

Por H.B. Charles, Jr.

 

“Depois de ter feito tudo o que podia fazer, confie em Deus para fazer tudo o que não pôde fazer.”

Ele esperou que eu fizesse uma pausa na revisão do manuscrito do meu sermão antes do início do letrado. Mal viu uma brecha, ele me perguntou: “você ainda fica nervoso antes de pregar?”. Eu respondi enfaticamente com uma única termo: “Absolutamente!”.

 

Ele ficou genuinamente chocado com a minha resposta. As pessoas imaginam que aqueles que vêm pregando por muito tempo ou que pregam regularmente acabam chegando a um ponto em que não ficam mais nervosos antes do sermão. Mas mesmo pregadores qualificados, preparados e experientes ficam nervosos na hora de fazer a pregação. E se não ficam, deveriam. Talvez a resposta mais precisa à pergunta do meu irmão de pregação tivesse sido: “sim e não”.

 

Leia também: 7 Melhores Sites Para Estudo Bíblico

 

Um pregador despreparado foi para o púlpito, pedindo ao Senhor para falar com ele. Quando ele se preparava para encetar, o Senhor falou com ele e disse: “Você deveria ter estudado!”. Depois de ouvir essa história, eu decidi que não quero que o Senhor fale comigo no púlpito. Eu quero ter a certeza de que estamos sintonizados antes de eu pregar.

 

Um pregador prestes e que ora pode pregar com crédito. É evidente que ele não deve ser arrogante, porquê se dominasse as escrituras, estivesse prestes a fazer o maior sermão do mundo ou pudesse prescrever o resultado da mensagem. Mas se tiver feito a prelecção de vivenda no que diz saudação ao texto, escrito uma mensagem clara e enroupado seu sermão com reza, ele pode e deve ir para o púlpito com crédito.

 

Leia também: 10 Motivos Pelos Quais Pastores Desistem Cedo Demais

 

Depois de ter feito tudo o que podia fazer, confie em Deus para fazer tudo o que não pôde fazer. Dê o seu melhor a Deus na preparação do sermão, para que possa se encaminhar ao púlpito com humilde crédito. Mas nem mesmo isso irá livrá-lo de um verdadeiro sentimento de temor quando estiver se preparando para pregar.

 

Não importa o quão muito prestes eu esteja, eu não consigo alongar o pensamento de que o sermão está fadado ao fracasso se o Senhor não me ajudar. Ele cria um tino saudável de nervosismo em mim, e até mesmo de carência, quando o momento da pregação se aproxima. Essa é uma das razões pelas quais eu normalmente oro em público antes de encetar a mensagem. Eu geralmente não consigo me livrar das minhas angústias pré-sermão até que eu faça essa reza.

 

Leia também: 6 Coisas Que Pastores Devem Fazer em Cada Sermão

 

Além da mensagem em si, o pregador deve sentir o peso de seu responsabilidade e o privilégio de pregar a termo de Deus. A pregação cristã não é uma “palestra” dada a uma audiência. É um chamado para a salvação no único navio salva-vidas disponível para náufragos em águas turbulentas. Você não é um “coach” oferecendo bons conselhos, dicas úteis ou discursos motivacionais às pessoas. Você é um arauto cuja atribuição é declarar a mensagem do Rei. Essa imposição divina deve deixá-lo nervoso para pregar a termo leal e claramente e sem parecer que está se desculpando.

 

Uma vez, quando um dos Ministros amigos do meu pai se preparava para pregar, ele confessou que estava muito nervoso. “Bom”, foi a resposta do meu pai. “Quando você parar de permanecer nervoso antes de pregar, deve parar de pregar.”

 

M.P. Charles Jr.

 

M.P. Charles Jr. é pastor, palestrante e redactor. Ele vive com sua esposa e filhos em Jacksonville (Flórida, EUA), onde atua porquê pastor principal da Igreja Batista Metropolitana de Shiloh.

 

Você fica nervoso antes de pregar? Deixe o seu observação!

 

 


Compartilhe seu amor
Leibe Felipe

Leibe Felipe

Leibe Felipe é um Jovem Cristão, Fundador da Escola Cristã Humaniza, Especialista em Estratégias Digitais e Marketing Politíco -> @felipeleibe

Artigos: 1561